Ferramentas Online para Professores
Por: Hugh G.
19 de Janeiro de 2020

Ferramentas Online para Professores

As 10 ferramentas online que todos os professores deveriam conhecer

Inglês Todos os níveis Profissional Avançado

As 10 ferramentas online que todos os professores deveriam conhecer

Descubra 10 ferramentas gratuitas, acessadas pela internet, que facilitam a vida do professor na hora de montar aulas inovadoras, corrigir provas e se conectar com a turma. A cada ano, a tecnologia invade mais as salas de aula. Os professores têm à sua disposição diversas ferramentas online para auxiliá-los em todas as etapas do processo de ensino, do planejamento das aulas à correção de provas. Conhecer as melhores maneiras de usar essa ampla gama de ferramentas disponíveis e explorar todo seu potencial ajudará os profissionais da educação a se organizar melhor, criar conteúdos mais atrativos para os alunos e economizar tempo em diferentes tarefas. Fique por dentro de tecnologias de ensino mais inovadoras e conheça 10 ferramentas online com enorme potencial de facilitar o trabalho de professores e aprimorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Elas são fáceis de usar e – melhor de tudo – são gratuitas. Vamos conhecê-las?

O que teremos pela frente:


1) Planboard

Planboard é uma ferramenta online para facilitar o planejamento de aulas e organizar melhor suas ideias.

tela da ferramenta online Planboard 2

Ao fornecer uma espécie de calendário interativo, voltado especialmente para professores, ele permite estabelecer quais tópicos serão abordados em quais momentos do curso, administrar visualmente os projetos que cada turma está realizando e compartilhar estas informações com seus colegas. Apesar da interface estar em inglês, é simples pegar o jeito do programa e testar suas funcionalidades.

Outra função interessantes é que, caso os alunos tenham gostado do seu curso, você poderá facilmente importar o calendário e suas aulas para o ano seguinte, economizando tempo no planejamento para o futuro.

2) Evernote
tela da ferramenta online Evernote
O programa já pode ser baixado em português também.

Evernote é um aplicativo que possibilita ao professor escrever e fazer anotações digitais. Pode ser usado em reuniões com seus colegas de profissão, durante as aulas ou em casa, para ajudar no planejamento da próxima lição. Tudo o que é escrito fica sincronizado na nuvem, de maneira permanente e segura, e você pode acessar os dados a partir de qualquer dispositivo.

Fotos, vídeos e conteúdos da internet também são facilmente adicionados às suas anotações.

Um dos destaques do programa é que o Evernote também torna simples o compartilhamento dessas informações, seja com pessoas que estão na mesma sala ou em outro país. Dessa forma, todos que usam o aplicativo podem colaborar com uma determinada ideia ou projeto e se manter constantemente atualizados.

3) GoConqr

GoConqr ajuda professores a montar aulas diferentes, repletas de tecnologia e interatividade.

A ferramenta oferece diversos recursos para criação de conteúdos atrativos para os alunos, como mapas mentais, quizzes, flashcards e slides. O GoConqr também possui uma biblioteca com mais de 3 milhões de recursos de aprendizagem disponíveis para quem é cadastrado.

Depois de preparar sua aula, o professor poderá convidar seus colegas e compartilhar o conteúdo criado, com a possibilidade de envio de mensagens privadas. Além de tudo, ele poderá acompanhar o progresso da aprendizagem dos alunos, fazendo uma análise de resultados de cada ferramenta.

4) Coggle

Uma opção simples, bonita e inovadora para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos para uma aula moderna é o Coggle. A ferramenta possibilita, de maneira bastante intuitiva, a criação e o compartilhamento de gráficos, diagramas e fluxogramas, como o exibido no vídeo abaixo.

Isso é ótimo em aulas de história, por exemplo, nas quais sequências causais são mais facilmente visualizadas através de imagens. Outro exemplo de uso é em aulas de português, em exemplos sobre derivações de palavras e expressões, e na biologia, na construção de árvores filogenéticas interativas.

Através da visualização de imagens e esquemas simples de compreender, os alunos poderão aprender com mais facilidade ideias e conceitos que, de outra forma, poderiam ser difíceis de assimilar.

 
Está gostando do conteúdo? Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

 

 

5) Educreations

Para professores que possuem iPads, o Educreations Interactive Whiteboard é uma ótima ferramenta para ser usada durante as aulas. O aplicativo transforma o dispositivo da Apple em uma lousa digital.

tela da ferramenta online Educreations Interactive Whiteboard
Anotações visuais podem ser salvas, visualizadas por outras pessoas e compartilhadas com a classe.

A diferença para uma lousa tradicional é que ele pode gravar todas as suas anotações. Assim, quando um aluno tem uma dúvida, o professor será capaz de explicar usando sua lousa interativa, gravar sua explicação e, mais tarde, compartilhar e revisar o vídeo com outros estudantes e colegas. O Educreations Interactive Whiteboard pode ser baixado gratuitamente pelo iTunes.

6) EdModo

Edmodo é uma ferramenta não apenas para professores, mas também para alunos, pais, coordenadores e diretores de escolas. Espécie de rede social voltada especialmente para a área de educação, o Edmodo ajuda profissionais da educação a compartilhar materiais digitais, organizar fóruns, estabelecer calendários de atividades, dar notas e acompanhar a frequência e a participação de alunos em diversas atividades.

tela da ferramenta online Edmodo
Um “Facebook” para alunos e professores.

Os estudantes, por sua vez, podem acompanhar as atividades propostas pelos professores. O programa permite, ainda, aos pais se manter atualizados em relação à vida escolar de seus filhos.

7) Prova Fácil

Corrigir provas é uma atividade que pode consumir muito tempo dos professores. Com o Prova Fácil, a proposta é mudar esta situação. A ferramenta faz a correção automática de provas com questões objetivas e fornece estatísticas e relatórios de desempenho dos alunos.

Através da plataforma do Prova Fácil, é possível criar diferentes turmas para facilitar a organização do professor, e também montar um banco de questões a serem utilizadas em provas futuras.

8) Remind

Se você é um professor que gosta de usar Whatsapp, o Remind será uma ferramenta bastante útil para ser incorporada em seu dia a dia. O aplicativo, voltado para a área da educação, cria listas e grupos, que podem ser de alunos de uma determinada turma ou de pais de alunos. Uma vez criados os grupos, pode-se enviar mensagens para todas as pessoas da lista simultaneamente ou para indivíduos – sem nenhum esforço e com mais privacidade do que em redes sociais.

tela da ferramenta online Remind

Já que, hoje em dia, a meninada vive grudada em seus telefones e trocando mensagens, que plataforma melhor do que esta para enviar avisos e recados sobre as aulas?

9) Plagiarisma

Na era da internet e da Wikipedia, a correção de redações e de trabalhos escolares torna-se tarefa complicada. Afinal, deve-se coibir alunos que apenas copiam a informação de diferentes sites e portais, colocam seu nome no trabalho e pretendem, assim, obter uma nota alta sem nenhum esforço intelectual.

tela da ferramenta online Plagiarism
O programa, que suporta a língua portuguesa, quebra o trecho em frases distintas e as procura em diversos mecanismos de buscas. No exemplo, o trabalho sobre “Pedro Álvares Cabral” é ‘0% original’, já que as frases são todas copiadas de outras fontes online.

Quando um professor fica em dúvida quanto à autenticidade do conteúdo que está corrigindo, o Plagiarisma irá responder suas questões. Digite o trecho do trabalho e a ferramenta verificará se aquele texto é original ou se já existe em algum site da internet.

10) Sílabe
plataforma-silabe

Sílabe é um ambiente virtual de aprendizagem que facilita o trabalho do professor e sua interação com os alunos. Nele você prepara aulas com a sua cara, disponibiliza conteúdos interativos para os alunos e corrige atividades de forma automática.

Quais os benefícios em usar o Sílabe?

Prepare aulas com a sua cara

No Sílabe você encontra todas as ferramentas necessárias para criar uma aula completa (editor de texto, slideshow, imagens, vídeos no youtube, atividades). As aulas só precisam ser criadas uma vez, depois você pode usá-las em todas as escolas e turmas que você dá aula.

Chega de levar papel pra casa

Corrija atividades dentro da plataforma. Atribua notas e envie comentários para os alunos. Tudo de maneira simples e organizada.

Foco no processo de ensino-aprendizagem

Economizamos seu tempo de preparar aulas e corrigir atividades para que você se concentre no que realmente importa, fazer os alunos aprenderem mais!

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Negócios Vocabulário em Inglês Inglês para ENEM
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 24 de janeiro de 2020

Boa publicação!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de janeiro de 2020

Contiuarei acompanhados suas postagens !

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil