Atualidades que pode cair no Enem
Por: Luana K.
15 de Novembro de 2021

Atualidades que pode cair no Enem

Os temas atualidades motivam questão em cada disciplinas

Geografia Geopolítica Geografia Geral Ensino Fundamental Ensino Médio Aulas De Reforço Acompanhamento Escolar Brasil ENEM Recuperação Aulas Particulares Ensino Fundamental II Revisão Acompanhamento Pedagógico Geografia Humana Ensino Fundamental I Professora Particular Dúvida 7º Ano 6º Ano 8º Ano 9º Ano Apoio Geografia Humana Ajuda Básico Geografia Geral e do Brasil Assuntos que mais caíram no ENEM Pré-Vestibular Atualidades 1º Ano 2º Ano 3º Ano Cursinho Exercícios Preparatório Preparação para o vestibular Geografia Atualidades Passar no vestibular Urbana Geografia Econômica Meio Ambiente Climatologia Geografia Política Sustentabilidade Relevo Atualidades para Vestibular Globalização Blocos Economicos Geografia Ambiental Geografia e História Educação de Jovens e Adultos Clima Do Mundo Fundamental II Analise ambiental População Demografia Recursos Hídricos Geografia Urbana Ensino fundamental I (1 ao 5 ano) Estudos Sociais

Estabelecer uma rotina diária para ler, ouvir ou assistir noticiários de fontes confiáveis.

Dicas de como estudar atualidades?

Entretanto, só acompanhar as notícias não basta para estudar atualidades, é preciso enxergar além das notícias e conseguir relacioná-las aos conteúdos das disciplinas escolares. Para isso, o professores recomendam: “Após estudar algum conteúdo técnico, o vestibulando  deve buscar a notícia, ir atrás de como a realidade se relaciona com aquilo que acabou de aprender ou revisar”.

Olimpíadas

Uma das apostas de atualidades que podem aparecer no Enem são os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021 por conta da pandemia, e toda a geopolítica envolvida no evento mundial. Nesta temática, o professor destaca:

Recorde de participação feminina: pela primeira vez na história, as mulheres representam quase 50% dos atletas olímpicos do Tóquio 2020;

Kosovo nas Olimpíadas: Tendo declarado sua independência da Sérvia em 2008, Kosovo ainda busca seu reconhecimento internacional como um país independente.

Argelino se recusa a lutar com atleta judeu: O ocorrido traz a tona a questão da criação do estado de Israel, já que a Argélia, assim como outros países islâmicos, não reconhece Israel como um país.

Guerras atuais

As guerras, tanto antigas como atuais, sempre estão presentes na prova do Enem. “Israel e Palestina, por exemplo, é um tema que tem produzido temas para atualidades há mais de meio século”, 

Além das novas páginas do conflito Israel e Palestina,  a questão da retirada de tropas estadunidenses do Afeganistão e a aproximação dos Estado Unidos com o exército do Iraque.

 Movimentos populares na América Latina

Outro tema que deve aparecer no Enem, de acordo com o professor Piton, são os movimentos populares na América Latina, sobretudo no Chile, Colômbia, Equador e Cuba.

Questão climáticas

 É muito provável que o Enem cobre conhecimentos relacionados às questões climáticas, como as secas intensas, em alguns locais, e as chuvas recordes, em outros, as queimadas e as conferências climáticas internacionais.

“Muito se estuda sobre clima, solo, biomas, e o vestibular tem interesse em saber se o candidato sabe como esse estudo pode ser útil ao analisar cientificamente a realidade”.

Pandemia

O assunto mais falado do momento não poderia ficar de fora da lista. A pandemia e toda a reorganização mundial que ela impõe podem ser tema de questões do Enem. 

Alguns destaques são as mudanças nas condições de trabalho e nos sistemas de transporte e comunicação, a importância da vacinação, o retorno das atividades presenciais, entre outros temas que podem gerar inúmeros desdobramentos.

O profes contém tira dúvidas gratuito e auxílio tarefas pago qualquer dúvida entre em contrato com os profes.

Nós professores estamos aqui para ajudar.

Obrigada 

Professora Luana K.

R$ 40 / h
Luana K.
Guarapuava / PR
Luana K.
3,2 (17 avaliações)
Tarefas resolvidas 24 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Pedagogia (Uniguairacá)
Me formei em dezembro de 2020 graduada licenciatura em pedagogia leciono alfabetização, história e geografia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil