O que pode cair em literatura no Enem

ENEM

As literaturas são bem interpretativas

Alternativas que embaralham palavras do texto.

A alternativa apresenta palavras extraídas do texto, mas formuladas de forma diferente daquilo que foi lido anteriormente. “O candidato deve pensar se aquelas palavras continuam com o mesmo sentido que elas tinham no contexto original ou se houve alguma descontextualização”Independentee no movimento literário, o candidato é convidado a ler e interpretar os sentidos dos textos. 

O desenvolvimento do senso crítico é o mais importante na prova. Portanto, os candidatos podem esperar questões que cobrem a interpretação de textos diferentes daqueles acostumados em sala de aula. As questões costumam relacionar manifestações culturais do cotidiano, como letras de rap ou funk e expressões folclóricas, como a festa do Bumba-meu-boi, no Maranhão. 

O Enem cobra lista de leitura?

O Enem não cobra a leitura prévia de livros como outros vestibulares. Entretanto, alguns movimentos literários do século XIX aparecem com frequência, como o Modernismo, Romantismo e Realismo. 

Revisar esses movimentos e sua relação com a arte pode ajudar em questões híbridas, que misturam textos e imagens. Conhecer algumas dessas estéticas artísticas nas pinturas tem sido exigido dos candidatos nos últimos ano

Encontre o professor particular perfeito

Não caia em pegadinhas

Na hora de responder às questões de interpretação de texto, o professor Henrique alerta que existem dois tipos de alternativas a serem evitadas e que podem te ajudar nos momentos de dúvida entre duas alternativas:

Alternativas que dizem algo que pode ser verdadeiro mas que o texto não diz.

“Quando o enunciado pede o que está de acordo com o texto, o correto não é se aquilo é verdade ou mentira, mas se o texto diz aquilo de fato”.

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

O profes contém tira dúvidas gratuito e auxílio tarefas pagos e qualquer dúvida entre em contato com os profes.

Nós professores estamos aqui para ajudar.

Obrigada.

Professora Luana K.

 

 

 

 

Artigos similares