Prematuridade. Brinquedos pedagógicos:
Por: Luana K.
18 de Novembro de 2021

Prematuridade. Brinquedos pedagógicos:

Estímulos saudáveis aos bebês.

Pedagogia Reforço escolar Dificuldades Aulas de reforço Ensino Fundamental Acompanhamento 1º Ano Leitura Acompanhamento Pedagógico 2º Ano 3º Ano 4º Ano Fundamental 5º Ano Dúvida

Os brinquedos de montar para o desenvolvimento neurosensorial dos pequenos. Sendo assim, vale reforçar a importância de estimularmos os bebês (sem exageros), principalmente os prematuros, desde cedo com brinquedos verdadeiramente pedagógicos. Confiram o texto abaixo sobre o assunto:

“O brinquedo pode ser tanto o amigo quanto o inimigo do desenvolvimento corporal e psíquico da criança. Quando simples, primitivo e não muito sofisticado, oferece à criança toda a possibilidade de uma atividade própria, quando ela o completa ou modifica sua fantasia” (Caroline von Heydebrand).

     Hoje muito se fala sobre a importância do brinquedo pedagógico na vida infantil, mas o que é realmente um brinquedo que educa a criança?

Precisamos ampliar a compreensão sobre este assunto, pois temos aos nossos olhos inúmeras indústrias de brinquedos que ignoram a natureza infantil, e que oferecem brinquedos desumanos às nossas crianças.

     Urgentemente, necessitamos “acordar” pais e educadores em relação a este tema, pois muitos deles desconhecem a real função de um bom brinquedo. Segundo o autor Lanz, “a escolha do bom brinquedo depende da idade da criança. Ele deve ser um incentivo, e não um produto acabado”.

     A criança em idade pré-escolar sente necessidade de criar seu pequeno mundo de imitações, seus brinquedos deveriam ser tão simples que se prestassem à transformação imaginativa: alguns blocos de madeira que possam ser veículos, casas ou móveis; uma boneca de pano fofinha, com alguns traços de lápis de cor indicando o rosto; uma “loja” com mercadorias reais; uma casinha simples que possa ser mobiliada conforme a fantasia do instante; animais, veículos, trens e aviões a serem movidos pela própria criança, e não por automação – eis algumas sugestões.

     Eles possibilitam evidentemente que a criança não seja prejudicada pelas sensações fortes da TV, pelas cores berrantes da publicidade, pelas caricaturas grotescas das histórias em quadrinhos. Você já pensou na quantidade de estímulos abusivos que são bombardeados sobre as crianças? Reflita sobre isso antes de comprar um brinquedo para seu filho!

     Entre os tipos de brinquedos recomendáveis estão os que exigem treino da habilidade manual, do equilíbrio e do domínio do corpo em geral.

     Os brinquedos de materiais naturais (madeira, tecido, lã, feltro) são essencialmente terapêuticos, eles transmitem calor e confiança às crianças e devem fazer parte do seu cotidiano, devido a sua simplicidade e por permitir a elas o desenvolvimento sadio das forças criadoras da imaginação e fantasia.

     Lembrem-se, os brinquedos que realmente podem ser chamados de pedagógicos, são aqueles que estimulam e fortalecem a fantasia infantil, possuem cores harmoniosas, mobilidade, estrutura simples e artística.

Bebês prematuros ganharam uma a companhia de polvos de crochê em suas incubadoras na Maternidade de Curitiba. A iniciativa, originada no projeto “Meu querido polvo”, criado na Dinamarca, tem como objetivo aumentar o conforto dos pequenos.

De acordo com especialistas, é como se a criança seguisse dentro do útero, já que o animal e seus tentáculos feitos de crochê se assemelham ao cordão umbilical. “Foi observado que os bebês ficaram mais calmos. Eles conseguiram respirar melhor, tiveram os batimentos cardíacos mais estáveis e puderam se recuperar de uma forma mais tranquila”.Aponta a coordenadora da UTI Neonatal.

Em Curitiba, os polvos são feitos de forma voluntária. Os bichinhos são esterilizados antes de irem às incubadoras.

O profes contém um tira-dúvidas gratuito e auxílio tarefas pagas.

Estamos aqui para ajudar.

Obrigada.

Professora Luana K.

R$ 40 / h
Luana K.
Guarapuava / PR
Luana K.
3,2 (17 avaliações)
Tarefas resolvidas 24 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia - Fundamentos psicológicos Pedagogia para o 2º Ano Pedagogia - geografia
Graduação: Pedagogia (Uniguairacá)
Me formei em dezembro de 2020 graduada licenciatura em pedagogia leciono alfabetização, história e geografia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil