O Ensino na Atualidade e os Avanços Tecnológicos
Por: Luana S.
13 de Agosto de 2022

O Ensino na Atualidade e os Avanços Tecnológicos

Pedagogia

Os meios de comunicação invadiram nossas casas oferecendo o que existe de mais moderno, que é a tecnologia. Ela chegou na vida das pessoas de uma forma eficiente e vem avançando aceleradamente cada dia mais, as informações chegam rapidamente, e com elas surgem novas formas de adquirir conhecimento, mas não é como um professor principalmente o que exerce de forma amável e sincera a sua profissão.

Através de um celular, um tablete ou um computador uma criança viaja no mundo, tem acesso a jogos e brincadeiras, atividades socioeducativas, aulas online. E isso foi muito bom principalmente durante o período de pandemia onde tudo deveria ser feito em casa.

Os avanços da tecnologia trouxeram diversas mudanças às nossas vidas. A internet fez com que entrar em contato com amigos e parentes distantes ou comprar algo que precisamos sejam tarefas muito mais fáceis. Porém, o uso excessivo de aparelhos tecnológicos pode trazer algumas desvantagens. Como tudo tem seu lado positivo e negativo. Nesse sentido, como aspecto negativo pode-se citar que o fato do avanço da tecnológico veio trazendo muitos problemas, tais como: Frustração, impaciência, dificuldade para escrever corretamente, falta de interação física.

Se observarmos esses pontos, trazendo para nossa realidade, estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente, que quando alguém nos pede para realizarmos alguma tarefa que nos obrigue a parar de conversar com algum amigo pelas redes sociais, por exemplo, a irritação é instantânea fazendo com que a frustração seja algo que nos afeta com frequência. Apenas o fato de uma página na internet demorar alguns segundos a mais para carregar já faz com que nós fiquemos estressados. Com o uso de termos específicos para internet e abreviações, é comum que as pessoas se acostumem com essa maneira de escrever e deixem de dar importância à escrita correta. Isso afeta principalmente as crianças, que estão numa fase de aprendizado.

É indiscutível que a internet facilita a comunicação possibilitando que entremos em contato com pessoas em qualquer lugar do mundo. Porém, isso também gera efeitos negativos e pode causar grandes danos a saúde física e metal de uma criança.

A criança durante sua infância precisa brincar e os educadores precisam preencher essas necessidades oferecendo atividades lúdicas educativas que desenvolva o aprendizado de forma agradável, porém disciplinada, sem precisar fugir das tecnologias mais é preciso saber direciona-las da maneira correta.

Podemos compreender que as crianças são influenciadas por seu meio os quais são mediados por adultos, cujo essas influências poderão ser negativas ou positivas. Nos dias de hoje evitar o uso dos aparelhos tecnológicos seria praticamente impossível, por isso a melhor opção dentro desse contexto é esta aliando a tecnologia coma ludicidade.

Considerando esses aspectos, pode-se concluir que os educadores podem e devem ainda manter brincadeiras referentes a atividades lúdicas clássicas, sem fazer modificações apenas acrescentar a elas à tecnologia e as mídias. É necessário que o educador busque criar novos métodos de ensino que visem despertar integralmente a curiosidade da criança, para que assim haja um reforço positivo maior em resposta a toda sua produção de conhecimento. É indispensável que o educador use a sua capacidade criativa para motivar e estimular a aprendizagem tendo como meta o respeito à individualidade de cada uma das crianças respeitando suas especificidades, reconhecendo seus direitos a uma educação prazerosa e de qualidade.

R$ 40 / h
Luana S.
Rio de Janeiro / RJ
Luana S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia - Curso Superior Pedagogia para Jovens e adultos Pedagogia - Crianças
Graduação: Pedagogia (Faculdade Fcg)
Aulas didáticas, com métodos baseados em terias de grandes filósofos da educação. Venha tira nota 10!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil