A linguagem C moderna
Por: Lucas M.
18 de Abril de 2020

A linguagem C moderna

Conheça sua História e Origem

C Intermediário Básico Geral matriz

Um Pouco da História

A linguagem C foi criada em meados dos anos 70 por um cientista da computação chamado Dennis Ritchie que trabalhou na Bell Labs. Quando estava criando a linguagem de programação que iria revolucionar o planeta terra. 

SUA ORIGEM NO MUNDO DA INFORMÁTICA 

A origem da linguagem de programação C era criar sistemas operacionais com interfaces gráficas dando a interação entre homem e computador, o que conhecemos como IHC. Mas, ela também foi muito forte na descoberta de funcionalidades de hardwares como placas de rede, kernel, criação de compiladores e interpretadores de códigos como o PHP. Você sabia que o PHP foi criado pela linguagem C? E que o javascript teve suas pecualiaridade em sintaxe em C. Pois é, se você não sabia disso, estudante de ciência da computação, profissional de T.I fique sabendo agora. Pois, ela é a precursora de outras linguagens também. Seria a linguagem mãe rsrs.

A FACULDADE E A LINGUAGEM C

Por que a faculdade adota a linguagem de programação C como estudos inicial para aprender algoritmos e lógica? Se você já se fez essa pergunta um dia é porque você é curioso o bastante para entender que a linguagem C não só serve para isso. Isso é um erro de muitas faculdades ai que jogam o conteúdo e o ensino em C, mas não explica seu real propósito para estudos né verdade? Se você concorda ou não, tudo bem, mas isso é um ponto de vista... É um erro um aluno quando sai recém formado da faculdade e vai começar a trabalhar sem saber o real motivo pra que ele(a) estudou aquilo. E se você é iniciante não fique a assustado com a linguagem, pois ela tem muitos recursos que ainda falarei aqui neste artigo não se preocupa, tenha calma kkkk!

A Linguagem C é de Baixo ou Alto nível ?

Se você já se fez essa pergunta alguma vez ou já viu num livro ou leu em algum artigo como esse que você está lendo agora. É porque você é realmente entusiasta e tem interesse em aprender, Parabéns a você (* *). Agora se você ainda não sabe vou dar uma pequena introdução. Linguagem de Baixo nível é aquela próxima do hardware(parte física) do computador ou outra máquina eletrônica. Alto nível quer dizer que ela é uma linguagem que consegue ser lida e escrita por qualquer pessoa com característica psíquicas humanas. então, a pergunta que não quer calar agora, a linguagem c é ou não é de baixo nível. Calma gafanhoto!!! rsrs.

Primeiramente, entenda que antes da linguagem C existiu outras linguagens e uma delas se chama Assembly, é isso mesmo, esse é o nome. Esquisito né? Mas, esta linguagem foi essencial para dar origem a linguagem de programação C criada por Dennis Ritchie. Assembly é puramente de baixo nível, ela vai na raiz mais profunda do hardware, lembre-se do hardware tá pessoal, não a do dente kkkk. Tô brincando, só pra descontrair mesmo! Agora que você já sabe muita coisa sobre a linguagem de programação. Quero te fazer a pergunta ela é ou não Baixo nível? Hummmm... Se você respondeu SIM . Parabéns !!! A linguagem C é de Baixo nível também porque ela estuda a camada mais baixa do hardware, assim como o Assembly.  

SINTAXE DA LINGUAGEM C

Gostaria de tá passando alguns códigos em algoritmos em C, dar só uma olhada: 

 

Algoritmo de Matriz em C

Algoritmo de matriz em C

 

Bibliotecas em C

Bibliotecas mais usada em C

Essa é uma das Bibliotecas mais usadas, mas existem outras. como: #include<locale.h> que faz referência a linguagem que você quer utlizar, temos também a #include <math.h> que faz referência a símbolos matemáticos. Temos vários é muito rico o conjunto de bibliotecas que tem em C.

 

Pronto, pessoal vou para por aqui poderia tá falando muito mais sobre a linguagem, mas saiba que está linguagem já está a 51 anos no mercado e ainda não morreu. Agora fico por aqui bons estudos e foco na carreira. 

 

Deixa teu like ou um comentário dizendo o que achou do artigo. Logo abaixo ;)

R$ 70 / h
Lucas M.
Maceió / AL
Lucas M.
4,4 (36 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 373 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Especialização: Segurança e defesa cibernética (Unninter)
Aulas presenciais e online de computação e programação com foco em projetos reais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de abril de 2020

Boa noite, bem interessante, Lucas! Eu não sabia muito sobre esse assunto, obrigada.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de Abril de 2020

Opa, legal mesmo qualquer dúvida que tiver tem meu contato no perfil.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil