INTRODUÇÃO À JAVASCRIPT
Por: Lucas M.
25 de Julho de 2020

INTRODUÇÃO À JAVASCRIPT

Desvendando os segredos da Linguagem JS

JavaScript Geral

Antes de falarmos sobre a linguagem javacript é interessante que entendamos que JAVASCRIPT é totalmente diferente de JAVA. Eu tenho um artigo aqui no blog falando sobre os camando iniciais da linguagem de programação java, se quiser dar um olhada, você que está lendo esse post fique à vontade para aprender mais...

Sem mais delongas, vamos começar falando a diferença entre os dois JAVA x JAVASCRIPT. O Javascript ou JS conhecida por programadores que codificam nesta linguagem de programação é uma linguagem interpretada. O que quer dizer interpretada? Quer dizer, que ela pode ser executada no browser. O Browser é o seu navegador de acesso à internet... Então, quer dizer que eu não posso usar as duas linguagens para programar ? Errado, você pode e deve, pois o desenvolvedor que cria aplicações ele usa uma ou duas linguagens para criar projetos grandes e complexos.

haaaaa, acho que entendi, então quer dizer que Java é diferente de Javascript, mas por quê? Java é uma linguagem de programação compilada feita para rodar em máquinas virtuais como a JVM, que é a máquina virtual que roda arquivos de programa ou código-fonte em Java, transformando em Bytecode  arquivo .class podendo ser executado em qualquer plataforma de sistema operacional. 

Carambaaaaa... Que legal !!!

 

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM JAVASCRIPT

 - JAVASCRIPT É UMA LINGUAGEM ORIENTADA OBJETOS COMO JAVA 

 - JAVASCRIPT É UMA LINGUAGEM PROCEDURAL 

 - JAVASCRIPT É INTERPRETADA 

 - JAVASCRIPT USA PLUGINS DIFERENTES COMO O JAVA 

 - JAVASCRIPT É CLIENT-SIDE

 

A Linguagem JAVASCRIPT CLIENT-SIDE 

Javascript é Client-side mais também pode ser usada como server-side. A linguagem javascript é mais voltada pro lado do cliente, isso porque ela executa no browser de sua preferência.

Caso, não rode javascript no seu browser ele vai emitir uma mensagem JSexception, ou seja o javascript não existe no seu browser... Para ter o javascript no seu browser precisa instalar a versão mais atual do browser CHROME, FIREFOX, EDGE, INTERNET EXPLORER, OPERA E SAFARI. 

 

ONDE USAR JAVASCRIPT?

Javascript é muito usado para dar dinâmica as páginas web com HTML, se você não sabe o que é HTML aconselho que leia um post aqui do blog que escrevi sobre HTML5 a nova versão. Bom, voltando onde estávamos, ela foi criada especificamente para poder validar formulários feitos em html. Porém, com o passar dos anos a linguagem evoluiu e se tornou mais potente chegando até a criação de ferramentas para criar aplicações desktops e mobiles(celulares). 

Segue abaixo um link de exemplo que coloquei em javascript que exibe uma mensagem concatenada.   

https://oddhumminggnudebugger--lucasamiranda.repl.co/

 

Deu um trabalhozinho fazer, mas simplesmente usei um pouco de  HTML e JS. Para acesso ao código visite o site https://repl.it/join/zkiyhzna-lucasamiranda

 

Viu só que bacana, isso é só uma das coisas que javascript é capaz de fazer, porém ela vai muito mais além que isso, ela pode criar aplicações altamente complexos, como falei anteriormente.

 

DOM - DOCUMENT OBJECT MODEL

Neste exemplo, eu falei que tinha usado um pouco de HTML e JS, certo? Acho que sim, e essa afirmação é verdadeira porque HTML e JS juntas fazem um dupla impecável para aplicações web.

Quer ver como é verdade o que estou falando, então vai na ferramenta do desenvolvedor no seu browser abra com o atalho no windows f12 ou crtl + shift + l do teclado. Se você fez isso, você vai ver várias linhas de códigos HTML. Eu falo a você, seja bem vindo ao mundo web kkkkk... Isso ai ! Eu quero que você perceba o seguinte indo na opção de settings que é um símbolo de uma  engrenagezinha vai ter um nome Debugger, se você desabilitar em Disable Javascript. Você vai ver que todo o javascript do site vai ser desabilitado.  Ou seja, quando você tentar clicar em alguma atividade ou link, caso esteja no site do google você não vai conseguir ser redirecionado pelo site que deseja acessar. Caraca, estou passado(a)!!! Se você igual a mim, gosta de Js, você ficou perplexo.

 

FINALIZANDO

Querido leitor(a), quero que saiba que você é capaz de alcançar seus objetivos e agarrar com todo foco e esforço o aprendizado. Pois, aquele que tem essas qualidades consegue alcançar seus objetivos, muitas vezes você vai se deparar com medo de não aprender e evoluir em algo, mas sempre busque em fontes fidedignas o que você quer aprender, nesse caso, programação front-end é foco deste post. Enfim, quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos por ler e assistir o vídeo, isso quer dizer que você é esforçado(a) e que tem vontade de aprender coisas novas e se aperfeiçoar no mercado de trabalho.

 

 

Sugestões de novos artigos coloca aqui e entra em contato para minha aulas online, vou deixar o link para acesso do meu perfil https://profes.com.br/lucasmirandacoach

 

 

Grande Abraço e Bons estudos  ;)

 

 

 

 

 

F12 , Ctrl + Shift + I
F12 , Ctrl + Shift + I
F12 , Ctrl + Shift + I
F12 , Ctrl + Shift + I
R$ 70 / h
Lucas M.
Maceió / AL
Lucas M.
4,4 (36 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 373 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Javascript Geral Jquery JavaScript ES6
Especialização: Segurança e defesa cibernética (Unninter)
Aulas presenciais e online de computação e programação com foco em projetos reais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 25 de julho de 2020

Show de Bola Lucas pela matéria. Muito Boa

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 26 de Julho de 2020

Opa valeu meu amigo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil