WEB SERVICE
Por: Lucas M.
06 de Dezembro de 2019

WEB SERVICE

A INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS COMEÇA POR AQUI

Informática Geral Profissional

Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc.

COMO FUNCIONA?

No mundo web tudo está interligado, então não preciso sair do meu local e ir até uma loja e comprar diretamente com vendedor? Com este serviço, você não precisa sair da sua casa, apenas usando as tecnologias certas e seu smartphone, tablet ou computador conseguimos acessar um e-commerce(Loja virtual) e apenas com um "clique" você acessa os produtos ou serviços que mais lhe interessam... Isso é fantástico, porque com uma segurança altamente boa,  sua aplicação está previnindo seus dados da sua conta bancária.

O objetivo dos WebServices é a comunicação de aplicações através da Internet. Esta comunicação é realizada com intuito de facilitar a EAI (Enterprise Application Integration) que significa a integração das aplicações de uma empresa, ou seja, interoperabilidade entre a informação que circula numa organização nas diferentes aplicações como, por exemplo, o comércio electrónico com os seus clientes e seus fornecedores. Esta interação constitui o sistema de informação de uma empresa. E para além da interoperabilidade entre as aplicações, a EAI permite definir um workflow entre as aplicações e pode constituir uma alternativa aos ERP (Enterprise Resource Planning). Com um workflow é possível optimizar e controlar processos e tarefas de uma determinada organização.

PORQUE É TÃO IMPORTANTE ASSIM?

Utilizando a tecnologia WebService, uma aplicação pode invocar outra para efectuar tarefas simples ou complexas mesmo que as duas aplicações estejam em diferentes sistemas e escritas em linguagens diferentes. Por outras palavras, os WebServices fazem com que os seus recursos estejam disponíveis para que qualquer aplicação cliente possa operar e extrair os recursos fornecidos pelo WebService.

Para as empresas, os WebServices podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.

 

 

Caso, queira que eu escreva sobre assuntos específicos de Programação e Desenvolvimento. Coloca ai nos comentários!

Não deixe de deixar de seguir e curtir é importante pessoal vai me ajudar a pesquisar, escrever e compartilhar mais informações como essas.

Fui... 

R$ 70 / h
Lucas M.
Maceió / AL
Lucas M.
4,4 (36 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 369 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Especialização: Segurança e defesa cibernética (Unninter)
Aulas presenciais e online de computação e programação com foco em projetos reais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil