1975: Forma-se como Professor para o Ensino Fundamental I e II (Língua Espanhola (materna),língua francesa, literatura espanhola e hispano-americana) pelo Colégio Santa Rosa de Viterbo-Salta-Argentina.
1976 a 2012: Leciona em escolas estaduais de Argentina (Puerto Iguazu, Misiones) e de Foz do Iguaçu.
2011: Forma-se como Licenciado em letras e Literaturas Português-Espanhol pela Unioeste-Foz.
2012: Forma-se como Psicopedagogo (Especialista Latu-Sensu) pela UDC.
2013: Especialista Latu-Sensu pela UNICENTRO (EAD) em Gestão Escolar (estudo em andamento. Conclusão: 2014).
2015. Especialista em T…
1975: Forma-se como Professor para o Ensino Fundamental I e II (Língua Espanhola (materna),língua francesa, literatura espanhola e hispano-americana) pelo Colégio Santa Rosa de Viterbo-Salta-Argentina.
1976 a 2012: Leciona em escolas estaduais de Argentina (Puerto Iguazu, Misiones) e de Foz do Iguaçu.
2011: Forma-se como Licenciado em letras e Literaturas Português-Espanhol pela Unioeste-Foz.
2012: Forma-se como Psicopedagogo (Especialista Latu-Sensu) pela UDC.
2013: Especialista Latu-Sensu pela UNICENTRO (EAD) em Gestão Escolar (estudo em andamento. Conclusão: 2014).
2015. Especialista em TICs pela UTFPr.
2015. Mestre em Estudos Interdisciplinarios Latino-Americanos pela UNILA.
2020. Mestre em Literatura Comparada pela UNILA.
Ademais, é Professor Superior de Música, saxofonista profissional, escritor e professor particular de Metodologia Científica e Redação.
Com uma experiência docente de 41 anos, havendo trabalhado em EF1, EF2, EM, posso afirmar que são 3 minhas qualidades dentro da área de ensino: 1) dedicação; 2) atualização constante; 3) dominio da Didática e técnicas pedagógicas.
Sustento que a aprendizagem deve ser feita através da troca de experiências entre docente-aluno e que a memorização conceitual de tópicos gramaticais, semânticos e sintáticos deve ser realizada pelo emprego da Gramática internalizada, enfatizando o trabalho com gêneros do discurso, propostos por Bakhtin e emprego da Análise do Discurso Crítica de Fairclough junto a regras mnemotécnicas capazes de fortalecer a memória de longa duração.
Minha primeira aula demonstrativa é gratuita. Ademais, sou experiente em traduções português-espanhol e viceversa e domino as normativas ABNT para elaboração de artigos, TCC, monografias, papers, dissertações, projetos, etc.
Dou aulas de Francês e Espanhol (iniciantes, e avançados).
Se tiver dúvidas em falar Espanhol, entender textos diversos neste idioma ou fazer resumo para trabalhos, eu sou a pessoa indicada para lhe ajudar!