QUEM SOU EU?
Sou Luiz Matheus, 28 anos, professor pedagogo da rede pública de Ourinhos (SP) há 7 anos. Também atuo como poeta, ator e diretor teatral. Acredito na educação como prática de liberdade e crio caminhos pedagógicos onde arte, afeto e conhecimento se encontram.
MINHA EXPERIÊNCIA
* Tenho vivência com:
- Aulas de teatro, expressão corporal e desenvoltura;
- Escrita criativa e literária;
- Técnicas e hábitos de leitura;
- Orientação pedagógica para familiares e estudantes de Pedagogia;
- Alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática básica;
- Repertório inicial em Ciências Human…
QUEM SOU EU?
Sou Luiz Matheus, 28 anos, professor pedagogo da rede pública de Ourinhos (SP) há 7 anos. Também atuo como poeta, ator e diretor teatral. Acredito na educação como prática de liberdade e crio caminhos pedagógicos onde arte, afeto e conhecimento se encontram.
MINHA EXPERIÊNCIA
* Tenho vivência com:
- Aulas de teatro, expressão corporal e desenvoltura;
- Escrita criativa e literária;
- Técnicas e hábitos de leitura;
- Orientação pedagógica para familiares e estudantes de Pedagogia;
- Alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática básica;
- Repertório inicial em Ciências Humanas e da Natureza;
- Jogos de raciocínio e estímulo cognitivo.
COMO FUNCIONA MEU MÉTODO
-Conversa inicial para entender suas demandas, necessidades e metas;
-Jogos teatrais ou de raciocínio para ativar o foco e a concentração;
-Explicação de conteúdos e/ou resolução de exercícios;
-Atividade de síntese criativa — onde o estudante expressa o que aprendeu em formatos variados (mapas mentais, slides, poemas, apresentações orais, desenhos, resumos, listas etc.).
MEUS PRINCÍPIOS
- Diálogo: aprender é uma construção conjunta — com dúvidas, escuta, trocas e conversas.
- Errar é bem-vindo: nas minhas aulas, o erro é valorizado como parte essencial do processo de aprendizagem. É a partir dele que criamos, ajustamos, aprendemos de verdade.
- Lento e progressivo: ensino com paciência e respeitando o tempo de cada um. Antes de um livro, vem o texto; antes do texto, a frase; e antes da frase, as letras e os símbolos. Caminhamos do simples ao complexo, do fácil ao mais desafiador, sempre com foco na autonomia e confiança do estudante.