
AULA ONLINE É PARA VOCÊ?

em 26 de Julho de 2016
Quando decidimos aprender um idioma, o ditado “o barato sai caro” se aplica de uma forma muito profunda. Eu tenho ouvido muito de alunos que eles “não conseguem aprender” ou que “já trocaram muito de curso ou professores”. Se o investimento é feito em um profissional de qualidade, as chances de continuidade são maiores e consequentemente o resultado será mais próximos do desejável.
Sim, a crise pegou a todos nós e isso gera um impacto na oferta e demanda dos mais variados produtos e serviços. Veja só o preço do feijão, por exemplo. Está tão caro que parece que devemos chamar de investimento ao comprar 1kg. A pergunta que todos nós devemos nos fazer em momentos como esse é: vale a pena pagar mais barato por algo de baixa qualidade?
A reposta para esta pergunta não é fácil e não é objetiva. Em teoria, se você consumir algo por preços notoriamente abaixo do que ele costuma valer, você tem que levar em consideração: 1. Provavelmente a qualidade será inferior; 2. Talvez isto seja um reflexo da crise e da necessidade de quem provem este produto ou serviço. Se o preço for muito abaixo, eu evitaria apesar da necessidade. A gente recebe aquilo que a gente paga. Na área de ensino de inglês, muitas pessoas que só falam acham que podem ensinar e isto não poderia estar mais longe da verdade. Então, como saber?!
Na qualificação de um professor de inglês, você deve procurar pelos seguintes atributos:
Em circunstancias ideais, um professor que possui todas essas qualificações, pediria em torno de R$100 ou mais por hora/aula presencial. Eu acredito que aulas online requerem o mesmo nível de comprometimento, então esse valor se aplicaria para esta abordagem também. Em tempos de crise, você pode considerar que bons professores tenham reduzido os valores, mas não abaixo de R$70, porque além da hora da aula, você tem que considerar o tempo de preparação. Para mim, é pelo menos mais 1 hora do meu próprio tempo para deixar tudo organizado e pronto para a aula.
Então, ao escolher o seu professor, tenha uma conversa por telefone ou Skype. Não deixe o valor apresentado te desmotivar pois muitos professores oferecem pacotes e descontos. Mas, ainda assim, suspeite de profissionais que oferecem preços muito baixos pois o valor do nosso tempo e de todo o preparo para oferecer uma aula de qualidade não é facilmente mensurável.