Olá! Sou Luiza, professora de Língua Portuguesa e mestra em Linguística, pela UFG. Tenho experiência em ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular e concursos.
A linguagem perpassa a vida como um todo: o pensamento se estrutura pela linguagem, nossos atos são linguagens, nossas escolhas lexicais fazem parte de formações discursivas que nos moldam, forjam socialmente e apontam para a nossa subjetivação. Sabendo disso, o letramento socioreferenciado na transculturalidade, ou seja, nas relações culturais, através de uma perspectiva crítica de linguagem, é a metodologia adotada. O letram…
Olá! Sou Luiza, professora de Língua Portuguesa e mestra em Linguística, pela UFG. Tenho experiência em ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular e concursos.
A linguagem perpassa a vida como um todo: o pensamento se estrutura pela linguagem, nossos atos são linguagens, nossas escolhas lexicais fazem parte de formações discursivas que nos moldam, forjam socialmente e apontam para a nossa subjetivação. Sabendo disso, o letramento socioreferenciado na transculturalidade, ou seja, nas relações culturais, através de uma perspectiva crítica de linguagem, é a metodologia adotada. O letramento crítico busca superar a mera repetição das normas e "escolas literárias", ao propor a reflexão da aplicabilidade dos conteúdos curriculares nas práticas cotidianas, para que, deste modo, o estudante saiba que pensar a linguagem é refletir sobre o próprio eu, sempre, em relação ao outro.
Se você acha que "não sabe português", te convido a desmistificarmos as normas da língua(gem) que (já) estão dentro de você. Vamos lá?
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