
Comparando os comandos de input
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em 14 de Julho de 2014
Peço desculpas por ter ficado tanto tempo sem continuar nossa saga pela resolução do sudoku. Andei muito ocupado.
Uma imagem vale mais do que mil palavras:
Vamos começar falando como representaremos um sudoku no computador. Nós vamos usar um arquivo de texto com 9 linhas e 9 colunas, cada uma representando uma das 81 posições de um sudoku.
Há duas possibilidades para cada posição: ser um número de 1 a 9 ou ser um 0. Se ela for 0, nós temos que preencher aquela posião para resolver o jogo. Caso contrário, se o número não for 0, aquela posição é dada e nós não vamos mexer nela.
Por exemplo, neste link, temos um sudoku que eu achei no google. A representação dele no nosso arquivo de texto "sudoku.txt" é a seguinte:
4 0 6 0 0 9 8 0 3
0 2 0 0 0 6 0 0 5
9 0 5 0 1 0 0 0 0
0 7 1 0 3 5 0 0 0
2 9 0 0 0 0 0 1 8
0 0 0 1 9 0 6 3 0
0 0 0 0 5 0 9 0 2
8 0 0 4 0 0 0 5 0
1 0 2 9 0 0 4 0 6
Bem simples, certo? Eu só coloquei zeros nos lugares vazios!
Um sudoku é, se você lembra da escola, uma matriz! Matriz é um nome chique para tabela (OK, uma matriz é mais que uma tabela, mas para nós é uma tabela). Logo, nós só precisamos fazer uma matriz, err, tabela.
Em C++, é muito simples fazer uma tabela que guarda números:
int tabela[lin][col];
Isso faz a variável sudoku ser uma tabela com "lin" linhas e "col" colunas. Um sudoku clássico sempre tem 9 linhas e 9 colunas, logo:
int sudoku[9][9];
Fácil, certo? Então, vamos ao que interessa!
Ler um arquivo em C++ é fácil. Não acho que os detalhes sejam relevantes para resolver o sudoku, então só vou colocar o pedaço do programa que faz isso aqui:
1 2 3 4 5 6 7 8 |
|
Essa função vai ler na matriz sudoku o jogo representado no arquivo chamado nome. Agora já sabemos ler um sudoku!
Mas calma, seria bom também conserguirmos ver nosso sudoku resolvido depois de todo esse esforço!
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 |
|
As duas funções fazem basicamente a mesma coisa: elas andam por cada elemento da tabela da seguinte forma: para cada linha, nós olhamos todas as colunas. Se for a função de ler, nós lemos os elementos na tabela. Se for a de imprimir, nós imprimimos o elemento. O único detalhe é que a função de imprimir tem os detalhes para a impressão ficar bonitinha. :)
Como eu disse, ando muito ocupado, então por hoje é só.
Da próxima vez, nós vamos terminar, pelo menos!
Por enquanto, você pode copiar e colar o código que lê e imprime e brincar com ele! O código está aqui.
Até!