FILOSOFIA PARA A VIDA
Por: Magali G.
30 de Setembro de 2022

FILOSOFIA PARA A VIDA

As Leis Sistêmicas - servem pra quê?

Coaching Autoconhecimento Desenvolvimento Humano Life Coaching Coaching Comportamental Coaching de Vida Autodesenvolvimento constelação familiar leis sistemicas vida feliz

Nestes tempos tão turbulentos, com vivência que muitos de nós nunca imaginaríamos, poder levar a vida de forma mais leve é uma alegria e uma necessidade. Mas muitas vezes vem aquele pensamento...de onde tirar forças para seguir em frente?

A Filosofia Sistêmica, e dela a Constelação Familiar, tem nas Leis Sistêmicas, também chamadas de Leis do Amor, uma grande possibilidade de organizar nosso dia-a-dia. Vou apresentar os  trazer seus princípios básicos para que você possa, se precisar, utilizá-los.

A Constelação Familiar Sistêmica é um método fenomenológico de ajuda organizado pelo alemão Bert Hellinger, que, dentre outras ocupações, foi missionário na África por mais de 20 anos. Ali ele observou como as tribos zulus resolviam seus problemas e conflitos, através de seus comportamentos familiares.

Bert percebeu que existem três Leis Naturais da vida, que regem os relacionamentos humanos, mesmo se não tivermos conhecimento da sua ação sobre nós. Mais ou menos como a digestão: não temos consciência, mas ela atua. E se respeitamos os limites do nossos sistema digestivo, vivemos melhor. Respeitar essas  leis naturais oferece a possibilidade de uma vida mais tranquila. Desrespeitá-las, conscientemente ou não, traz manifestações que serão percebidas como dificuldade, ou na linguagem sistêmica, emaranhamentos sistêmicos.

Quais são as Leis do Amor?

Lei do Pertencimento
Lei da Ordem
Lei do Equilíbrio.

Vamos olhar um pouco para cada um delas, nesta ordem em que se apresentam.

 

 PERTENCIMENTO

Todos pertencentes a um sistema, pertencem.

Todo membro de uma família (ou qualquer sistema) tem o mesmo direito de pertencer. O sistema preocupa-se em proteger todos da mesma forma. Se por acaso esse direito é negado a algum membro, o sistema o reconduz ao grupo através da sua representação por outro familiar, geralmente as crianças (ou mais novos) O sistema não suporta nenhuma exceção, nem em casos onde nosso julgamento aponta para penalizar com a exclusão aqueles que agem fora da regra intelectual. Toda nossa rede de antepassados pertence ao nosso sistema.  A Lei do Pertencimento mostra que direito de pertencer é de todos em um grupo.

 

ORDEM

Quem veio antes, veio antes. Quem veio depois, veio depois.

  Dentro de um sistema, a hierarquia é comandada pela precedência no tempo. Isso significa que aqueles que vieram antes têm autoridade sobre quem veio depois. O avô tem precedência sobre um neto, um pai tem precedência sobre o filho, o irmão mais velho tem precedência sobre o irmão mais novo. No grupo sistêmico, a compensação favorecerá sempre quem veio primeiro. Os que sucedem não podem nem devem interferir nos assuntos dos que vieram antes. Não pode tomar dores ou insucessos, mesmo que justificado pelo amor. Esse amor “arrogante” é tomado pelo sistema como uma interferência e desrespeito pelo destino do outro.

 

EQUILÍBRIO

Toma lá dá cá.

A Lei do Equilíbrio atua onde não atua  Lei da Ordem, ou seja, onde as relações começam ao mesmo tempo: parcerias, casais, namoros, amizades. Essa lei observa que as relações devem manifestar equilíbrio entre o dar e o receber, caso contrário elas estão em risco de desandar. Num desequilíbrio, uma das partes pode se sentir pressionada a se afastar por não poder retribuir ou a pessoa que dá muito, ao perceber o peso de sua “benevolência”, para de ceder, dando uma chance ao outro de se equalizar na relação.

 

Estes são os três princípios básicos da Filosofia Sistêmica e da Constelação Familiar. São isso mesmo: simples assim. Observá-los pode tranquilizar os relacionamentos. Podemos falar mais sobre os efeitos em serem desrespeitados, os emaranhamentos sistêmicos, mas numa outra oportunidade.

Para agora, deixo um exercício sistêmico para você, se quiser experimentar:

“Sente-se num lugar tranquilo e feche os olhos.
Imagine todos os seus ancestrais enfileirados, como o cabo de uma flecha. Pense em cada um, indo o mais longe mesmo que não o conheça. Ele existiu e faz parte.
Em seguida coloque-se como a ponta da flecha.
Sinta a força que te empurra. Essa flecha pronta a ser disparada leva você na ponta, com a força de todos que vieram antes de você. Sinta a flecha disparar”.

 

O que você sente?

Não pense. Apenas sinta.

Quem sabe possa recolher daí uma força para seguir em frente.

 

Se quiser, me conta. Se não quiser, tudo bem.  Guarde com  você e siga. Siga em frente.

Provavelmente nos encontraremos de novo pelo caminho.

Termino com uma citação de um trecho do texto A Festa, de Berrt Hellinger:

Nós também estamos aqui numa festa: trouxemos algo, recebemos algo, ficaremos um tempo, e partiremos”.

 

Viva a Vida. Tudo de bom.

 

Magali Geara

Mestre em Educação, Bacharel em Filosofia, Mediadora de Conflitos e Facilitadora de Constelações Sistêmicas.

 

Foto: Hamilton Penna Filho

 

R$ 80 / h
Magali G.
São Paulo / SP
Magali G.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 11 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Coaching Pessoal Autoconhecimento Coach Existencial
Mestrado: Educação (USP - Universidade de São Paulo)
Professora particular formada pela usp. Filosofia, redação, metodologia cientifica, sociologia e artes, com experiência no ensino médio e superior.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 30 de setembro de 2022

Texto claro, didático e profundo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil