Técnica Pomodoro
Por: Manoel S.
19 de Junho de 2020

Técnica Pomodoro

Letras Gramática Literatura Aprenda fazer redação Vestibular Dicas para uma boa redação Boa redação Como fazer uma boa redação no ENEM Dicas Como fazer uma boa redação no vestibular Aprender fazer redação Manual da redação Concurso Como fazer uma boa redação na Fuvest Curso superior

técnica Pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos, seja no trabalho.

Conforme o livro de Cirillo “The Pomodoro Technique, a técnica foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado e realizar o que queremos fazer e do jeito que queremos fazê-lo. Além disso, capacita-nos continuamente para melhorar nossos processos.

Ao usar esse método, é possível saber não só a quantidade de atividades que são feitas, como também a qualidade. Além disso, pode-se medir o que está atrapalhando a realização das tarefas.

Quem pode usar a técnica Pomodoro?

Essa forma de otimizar o tempo de estudos e tarefas geralmente é voltada para pessoas procrastinadoras, ou seja, que têm tendência a adiar suas atividades.

A técnica Pomodoro pode ser usada por estudantes, profissionais, vestibulandos, concurseiros, entre outros, que, no momento, estão tendo baixa concentração e produtividade por cansaço ou por outros fatores que os fazem estar com a mente dispersa.

O método também é útil para pessoas que estão ansiosas porque não conseguem organizar suas atividades e que, por isso, são cobradas por terceiros, como chefes, professores, colegas, entre outros.

Como é a técnica Pomodoro

Pomodoro significa tomate em italiano. A fruta faz alusão ao tempo durante o qual você pode fazer determinada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoris, e cada um destes equivale a 30 minutos.

Anote o que precisa para usar essa técnica:

  • Um timer ou despertador (pode ser do celular)

  • Papel ou bloco de notas no computador/celular para escrever as atividades a serem realizadas

O método Pomodoro é simples e dura duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos.

O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar 5 minutos.

Descansos

Durante o tempo de descanso, é interessante não fazer nada que requeira muito esforço mental. Caso contrário, sua mente não será capaz de reorganizar e integrar o que você aprendeu. Como resultado, você não será capaz de dar ao próximo Pomodoro o seu melhor esforço.

Nesse intervalo, você pode comer, beber um copo d’água, ver televisão, fazer um alongamento, acessar as redes sociais ou apenas relaxar da forma que achar melhor.

Interrupções

O interessante da técnica Pomodoro é que toda vez que for interrompido por algo ou alguém, você deve anotar. Cirillo aconselha escrever uma apóstrofe ao lado da atividade toda vez que acontecer uma interrupção.

As interrupções podem ser internas ou externas. As internas são aquelas cometidas por você mesmo, como pensar em algo, sentir fome, precisar ir ao banheiro etc. As externas são quando outras pessoas ou acontecimentos atrapalham sua atividade, como alguém te chamar, um barulho de celular, um e-mail chegando, entre outras.

Caso siga o conselho de Cirillo de anotar todo tipo de interrupção, você poderá medir quantas e em quais situações realmente é necessário parar uma atividade. Você também poderá descobrir o que tira sua concentração e foco.

Técnica Pomodoro no Enem

A técnica Pomodoro pode ser usada por estudantes que estão na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em um dia, por exemplo, o jovem pode escolher estudar BiologiaNesse caso, é interessante dividir os pomodoris em temas da disciplina em questão. Veja um modelo:

1 pomodori (25 minutos): Ecologia – Ciclo da Água

1 pomodori (25 minutos): Anatomia humana – Sistema Nervoso

1 pomodori (25 minutos): Genética - DNA

1 pomodori (25 minutos): Biologia Celular – Estruturas de uma célula

Veja também: Como montar um plano de estudos para o Enem

Vantagens de usar a técnica Pomodoro

O italiano Cirillo afirma, no seu livro, que a técnica Pomodoro oferece vários pontos positivos. Veja alguns:

  • Alivia a ansiedade;

  • Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;

  • Aumenta a conscientização das decisões;

  • Aumenta a motivação e mantém-na constante;

  • Reforça a determinação para atingir os objetivos;

  • Melhora o processo de trabalho ou estudo;

  • Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

Por Silvia Tancredi
Jornalista

FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/tecnica-pomodoro-que-e-e-como-funciona.htm

R$ 40 / h
Manoel S.
Petrolina / PE
Manoel S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Letras - Reforço escolar Boa redação Letras - Dicas
Graduação: Marketing (Uninter)
Ensino português, espanhol e literatura para estrangeiros e brasileiros. Venha aprender comigo. Minhas aulas são alegres e ativas.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil