O que é Geografia?
Por: Marcela M.
30 de Junho de 2015

O que é Geografia?

Geografia Ensino Fundamental Fundamental II Ensino Fundamental II Fundamental Curso

A grande questão que não quer calar que os estudantes de Geografia da graduação se deparam ao ingressar no curso é: O que é Geografia?

Depois de um tempo estudando e ao me tornar professora de Ensino Fundamental II, todo o debate epistemológico acerca dessa questão se tornou de certa forma raso e desproporcional. Antes que os meus colegas geógrafos me ataquem, me explico:

O debate sobre “O que é Geografia” é diferente do “objeto” da Geografia. São complementares, mas diferentes. Isso quer dizer que quando entro em sala no 6° ano com o primeiro tema, tenho como principal objetivo fazer com que os alunos construam a ciência geográfica a partir de suas vivências, fazendo com que Geografia em linhas gerais seja pura e simplesmente a relação entre sociedade e natureza. Tudo o que cerca esses dois âmbitos pode ser considerado – na minha visão de professora – Geografia.

A variedade de objetos é que acaba sendo muitas vezes o X da questão. Pode ser ESPAÇO, pode ser TERRITÓRIO, pode ser LUGAR, entre outros.

Acontece que os intelectuais da área se perdem muitas vezes em discussões epistemológicas infinitas que não são carregadas de conteúdo aplicável à prática. Daí considero este um aspecto raso da discussão. Não desmereço meus ilustres professores em momento algum! Que fique claro que busco a aplicabilidade e facilidade do entendimento disso por mim e meus alunos.

Carrega-se de teoria e pensamento extremamente abstrato, algo simples e que por sua simplicidade acaba erroneamente sendo simplificado, especialmente no contexto de sala de aula.

Já a desproporcionalidade tem a ver com o conteúdo raso. Uma vez que estamos trabalhando com conceitos desenvolvidos por pensadores da mais alta qualidade geográfica, torna-se praticamente impossível levar uma discussão nesse naipe para a sala de aula com o “combo” interesse

Nós professores nos encontramos no meio do cabo de guerra entre a academia e a escola, tendo que simplificar conteúdos não-simplificáveis e tendo que fazer milagres com o currículo que nos é dado.

Aos meus colegas professores,

O que é Geografia para vocês?

R$ 40 / h
Marcela M.
São Paulo / SP
Marcela M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Geografia Humana Geografia - Geografia Física
Graduação: Geografia (Universidade de São Paulo (USP))
Dou aulas de Inglês, História, Redação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil