Mundo Linux
Por: Marcelo A.
03 de Agosto de 2019

Mundo Linux

Abrindo nossas mentes

Informática Geral Linux

Lembro que quando conheci o mundo Linux — em meados de 2010 — , muita coisa me atraíu, mas posso citar tranquilamente uma:

O desafio em trabalhar com algo novo!

Esse sempre foi o meu maior motivador. Desde então o termo Linux faz parte da minha vida.

Sou professor de informática, e nem quero começar a explanar sobre a utilização de Linux ou Windows. Simplesmente utilizo Windows em meu trabalho e todo conteúdo é transmitido utilizando Windows. Portanto, sou usuário de Windows pelo menos durante 8 horas do meu dia. Não considero isso ruim, de forma alguma, afinal, acho importante manter contato com outros sistemas operacionais, nesse caso o Windows.

Agora, em minha casa, onde posso construir o “meu mundinho”, o termo Linux é de uso cotidiano, minha esposa utiliza sem o menor problema qualquer que seja a distribuição instalada em nosso computador e minha filha de apenas 1 ano e meio, mesmo não sabendo usar o computador, também é usuária de Linux.

Não sou usuário e nem defensor de apenas uma única distribuição, sou usuário Linux!

Comecei usando o Ubuntu, nem me lembro exatamente qual versão, fiquei muito tempo utilizando, alguns anos. Só deixei o Ubuntu pelo belo visual do Elementary OS, o impacto visual era muito forte, muito belo. Após conhecer e utilizar o Elementary OS por um bom tempo, resolvi testar e disfrutar das facilidades do Linux Mint, realmente me impressiona até hoje como o sistema é simples e atrativo, facilitando em muito a vida do usuário, simplesmente as coisas funcionam. O Fedora foi uma aposta, estava muito acostumado as distribuições baseadas no Ubuntu, mas fui lá e enfiei a cara no Fedora, simplesmente amei, um sistema que passa uma forte sensação de robustes e segurança.

Isso tudo só me faz pensar em uma coisa:

Como é maravilhoso o mundo Linux!

Independente da distribuição escolhida, você terá acesso as ferramentas e suporte necessário para desenvolver seu trabalho ou simplesmente para manter um computador de uso pessoal.

Quando menciono a palavra “suporte”, me refiro a ampla comunidade de usuários, dos quais você pode obter ajuda para solucionar problemas específicos. Aqui entra no meu ponto de vista a maior riqueza do mundo Linux:

Os usuários!

Se hoje temos tantas distribuições, isso se deve a mente aberta dos usuários em aceitar distribuições novas, dando oportunidade para que elas possam crescer.

Gostaria muito de poder contribuir mais com esse mundo, no momento minha contribuição é através deste texto, e claro, de manter uma distribuição Linux como meu sistema operacional pessoal. E assim a gente continua!

Conheça um pouco mais sobre meu trabalho:

Site pessoal Medium GitHub
Site Pessoal Blog Medium Repositórios GitHub
R$ 80 / h
Marcelo A.
Itapeva / SP
Marcelo A.
5,0 (13 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 29 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Técnico: Técnico em Informática (ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior)
Crie Sites e Web Apps com HTML, CSS, JavaScript, PHP e MySQL. Conheça conceitos fundamentais de Design para Web. Seja um desenvolvedor Full Stack!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil