Muitas vezes queremos iniciar um novo projeto, mas não temos a motivação necessária para começar e ir até o fim.
Antes de decidir aprender a programar, pesquise a respeito da profissão, converse com programadores mais experientes, veja se você tem afinidade com lógica e organização.
Sua vocação e paixão pela programação será essencial ara que seu aprendizado aconteça de verdade.
Eu sempre tive certeza que gostava de programação. Sempre fui facinado por tecnologia e, quando tive meu primeiro contato com programação (na época com 16 anos de idade), descobri o que queria para meu futuro (o que só veio se concretizar aos 31 anos de idade).
Quando comecei a aprender a programar para web, não tive um professor ou amigo mais experiente para me ajudar. Encontrei muitos obstáculos e pensei seriamente em desistir 2 vezes.
Mas você deve ser perseverante e ter paciência. Alguns obstáculos só consegui vencer cerca de 1 ano após iniciar meu aprendizado. E, na verdade, alguns deles nem me dei conta quando consegui vencer.
Um amigo começou a aprender programação na mesma época que eu. Ele ficava empolgado com alguns códigos prontos que achava em comunidades na internet. Resultado, seguiu outra profissão.
Eu, ao contrário, ficava deslumbrado ao ver um "Oi" (minha versão de "Olá mundo") na tela feito por mim mesmo, sem nenhum código pronto. E isso me ajudou bastante, pois aprendi como as coisas funcionam de verdade e o que faz com que as coisas dêem errado.
Quando comecei a aprender, decidi fazer um sistema para me ajudar em tarefas importantes para mim, algo que me forçasse a ter contato constante com a programação e me impulsionasse a evoluir o sistema dia após dia.
Criei um sistema no meu trabalho (INSS) que facilitava muito minha vida como servidor. Meus colegas também gostaram e deram muitas dicas, e o sistema foi crescendo dia após dia, bem como meus conhecimentos.
Li muitos livros, artigos, códigos e apostilas para chegar até aqui. Mas o mais importante: só fixei de verdade aquilo que pratiquei.
É muito importante se manter atualizado. E é mais importante ainda ser capaz de implementar as inovações tecnológicas que você aprende. E isso só é possível tentando, errando, corrigindo, acertando e melhorando. Muitas e muitas vezes. Chega um momento que você descobre os pormenores, como a linguagem "pensa" e se "comporta" em várias situações diferentes.
Cada um constrói sua própria experiência de aprendizado. Uns se identificam com os livros, outros com aulas presenciais. Uns se identificam com uma linguagem fortemente tipada (como Java), outros com uma linguagem mais dinâmica (como PHP).
O importante é você pesquisar, tentar, aprender com os próprios erros (é sério, nesse ramo dificilmente você irá aprender com o erro dos outros) e ir além. Não aceite que alguém te diga "o caminho certo" ou que você "não tem os requisitos necessários". Sua única limitação é o que você pensa a seu próprio respeito.
Ele nos deu todos os talentos necessários para alcançarmos nossos sonhos. Ele também é o "criador do conhecimento". Logo, se te falta sabedoria, não se limite ao seu próprio conhecimento, mas busque dEle que dá a todos liberalmente.