Comparar Strings no Java com o operador ==
em 04 de Setembro de 2020
O operador condicional ternário, também conhecido como if-else abreviado, trata-se de uma forma condensada para realizar declarações condicionais que também retorna um valor.
A sintaxe do operador ternário é:
expressao_booleana ? valor_verdadeiro : valor_falso
Tanto em Java, quanto em C/C++, este é o único operador que aceita três operandos: o primeiro operando é a expressão booleana, o segundo é o valor de retorno caso a expressão booleana seja verdadeira, e o terceiro é o valor de retorno caso a expressão booleana seja falsa.
Vamos considerar o seguinte exemplo de construção do bloco if-else tradicional:
String mensagem;
int a = 100;
int b = 20;
if(a > b) {
mensagem = "a é maior que b";
}
else {
mensagem = "a é menor ou igual a b";
}
System.out.println(mensagem);
O código do exemplo acima está escrito em Java, mas não muito diferente de como seria em C/C++. O objetivo é ilustrar que podemos tornar este código mais legível e enxuto utilizando a sintaxe do operador ternário:
System.out.println(a > b ? "a é maior que b" : "a é menor ou igual a b");
Assim como é possível criar estruturas if-else aninhadas, podemos fazer da mesma forma com operador ternário:
System.out.println(a > b ? "a é maior que b" : ( a < b ? "a é menor que b" : "a é igual a b"));
Porém o uso de operadores ternários aninhados acaba tornando a manutenção do código mais complexa e, portanto, não aconselhável nessa situação. Mas o uso de operador ternário, em muitos casos, permite deixar o código do programa mais legível e conciso. Este artigo fala do operador ternário nas linguagens Java e C/C++, mas existem outras linguagens de programação que permitem o emprego desse operador, tais como: C#, Javascript, PHP, e outras mais.