Graduada em Letras, mestre em processos educacionais e especializada no ensino de língua francesa. Tenho experiência no ensino de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira. Realizei cursos externos na Universidade de Lyon e Université Polytechnique Hauts-de-France. Realizo aulas voluntárias habitualmente.
MARIA CLARA PALAIS PORTO
FORMAÇÃO:
E. E. Professora Mildre Alvares Biaggi, São Paulo —
Ensino fundamental e médio
Fevereiro de 1993 - Dezembro de 2003
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo —
Ensino superior
Março de 2004 - Julho de 2010
Licenciatura em Letras - Português…
Graduada em Letras, mestre em processos educacionais e especializada no ensino de língua francesa. Tenho experiência no ensino de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira. Realizei cursos externos na Universidade de Lyon e Université Polytechnique Hauts-de-France. Realizo aulas voluntárias habitualmente.
MARIA CLARA PALAIS PORTO
FORMAÇÃO:
E. E. Professora Mildre Alvares Biaggi, São Paulo —
Ensino fundamental e médio
Fevereiro de 1993 - Dezembro de 2003
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo —
Ensino superior
Março de 2004 - Julho de 2010
Licenciatura em Letras - Português/Francês
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos —
Ensino superior - Mestrado
Julho de 2011 - Março de 2014
Mestrado em "Processos educacionais e comportamentais na psicologia behaviorista"
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
Colégio Etapa, São Paulo —
Professora de Língua Portuguesa e Literatura
Janeiro de 2009 - Dezembro de 2014
Aliança Francesa, São Paulo —
Professora de Língua Portuguesa
Janeiro de 2015 - Dezembro de 2020
Meu método de ensino é baseado na abordagem behaviorista da educação, sucintamente falando, abordagem que leva em conta a associação estímulo-resposta do ambiente como relação primordial para um bom aprendizado. Falando de idiomas, prefiro realizar uma abordagem híbrida, onde métodos como indireto e direto ou abordagem explícita e implícita são realizadas conjuntamente. Isso significa que posso trabalhar utilizando a gramática, explicitamente, mas posso, igualmente, abdicar do uso dela, de vez em quando.
Minhas aulas são destinadas a alunos do ensino fundamental e médio.
1. Faço uso extensivo de gêneros textuais para o ensino de língua portuguesa (gêneros jornalísticos, gêneros literários e outros gêneros textuais). Trabalho com um ensino de língua com maior foco nos aspectos culturais da língua.
2. Faço avaliação progressiva e também sugiro processo de autoavaliação, indispensável ao aprendizado do aluno
3. Sou cuidadosa e atenciosa, porém não sou permissiva.
4. Estudar exaustivamente não é garantia de bom ensino e nem de aprendizado.
5. Leitura e produção textual é o norte a se seguir.
As aulas são voluntárias e o valor que me for pago é meramente voluntário
+ Ler mais