Como gostar de Química
Por: Marina N.
08 de Junho de 2021

Como gostar de Química

Química é horrível para você? Saiba estratégias para tornar o aprendizado dessa matéria algo menos tedioso e "decoreba".

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Reforço escolar Vestibular

Você está estudando para escolar ou vestibular e simplesmente não consegue suportar a existência da matéria Química? Se acha que ela foi criada só para fazer os alunos serem obrigados a decorarem montes de informações e passarem horas quebrando a cabeça sem conseguir entender de verdade, aqui vão algumas dicas para mudar a sua percepção.

1. Você se considera uma pessoa de Humanas? Encare Química como um processo histórico. A evolução das teorias científicas e como os antigos modelos foram sendo atualizados a partir de novos dados tem tudo a ver com o contexto histórico. Isso serve muito bem para o começo do calculo estequiométrico inserido no meio da Revolução Francesa ou os Modelos Atômicos acompanhando a passagem do século XIX. Lembre que muito mais do que apenas ideias existem pessoas pensantes  por trás de tudo isso. Ao estudar, relacione as informações de cada teoria com o contexto que estão inseridas, seja ele o de sua descoberta ou o de onde são empregadas, e verá como fica mais fácil se lembrar depois.

2. Se acha que uma matéria está particularmente entediante e sabe que precisará dela depois, vá no Google, pesquise memes sobre o assunto e tente encará-la com novos olhos. Muitas vezes uma aula ruim na escola ou escutar os amigos falando que um assunto é difícil faz com que criemos uma aversão a alguns conteúdos. Para superar isso, uma dose de humor sempre é bem vinda.

3. Não decore coisas desnecessárias. Os antigos criaram a tabela periódica com a justa intenção de você não ter que decorar todas as informações ali contidas. Você precisa ter uma ideia geral dos grupos, períodos e qual os principais elementos de cada, mas não saia decorando números atômicos de elementos aleatórios ou massas atômicas de qualquer um. Sua memória já é muito requisitada para desperdiçá-la com coisas que não precisa, seja eficiente.

4. Faça exercícios. A resolução de questões em vez de leitura e releitura da teoria faz com que você fixe melhor o que aprendeu, retenha a informação na memória por mais tempo e seja mais ativo no seu estudo, tornando-o menos tedioso. Procure listas de exercíos sempre com gabarito e se possível resolução para aprender com seus erros e evoluir mais rapidamente na matéria.

5. Uma ótima maneira de começar a achar Química algo divertido é ver um vídeo que mostra algo fora do cotidiano e visualmente interessante. Por isso, se tiver um tempo livre, que tal ver experiências malucas nos canais Manual do Mundo  ou Nile Red.

6. Estude no seu tempo. Não adianta querer aprender propriedades periódicas se você ainda não entendeu como a tabela funciona. Vá no seu ritmo (porém sem usar isso como desculpa para procastinar) e forme sua base na matéria. Lembre que qualquer construção se começa por baixo.

7. Tire suas dúvidas. Não fique acumulando questões não respondidas ou conceitos mal entendidos, pois isso só vai te tornar frustrado e amargo com a Química. Pergunte a um amigo, professor ou marque uma aula particular aqui no profes para aprender de uma vez por todas.

Com todas essas dicas, espero que o estudo de Química seja um pouco mais fluido e menos sem graça do que você considerava antes.

R$ 40 / h
Marina N.
Fortaleza / CE
Marina N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química - Aula particular Diluição Química para Ensino Fundamental
Ensino Médio: Ensino Medio (Colégio Ari de Sá Cavalcante)
Medalhista olímpica internacional dá aulas de matemática, física e química. Venha aprender de uma vez por todas!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil