Leitura: um bem mais que necessário
Por: Marines M.
14 de Dezembro de 2020

Leitura: um bem mais que necessário

Português Reforço Escolar Ensino Fundamental Concursos ENEM Ensino Superior Acompanhamento Escolar Adultos 2º Ano 3º Ano Profissional Ensino Médio

Ao longo de minha carreira docente, tenho ouvido queixas de alunos sobre não gostar de ler. Quando as pessoas fazem essas queixas, eu entendo que elas têm consciência do prejuízo que esse “desgostar” representa em suas vidas.Caso contrário, não seriam queixas, não é mesmo?

A escolha das leituras que fazemos é algo muito pessoal, como todas as escolhas, mas eu gostaria de deixar aqui uma dica como professora de língua portuguesa. Se você não gosta de ler, comece com livros mais leves, com uma linguagem mais fluida e agradável. A leitura é algo com a qual se habitua e se aprende a gostar. Com o tempo, você verá que acabará se tornando um leitor viciado, no melhor sentido da palavra. De acordo com o MEC e outros órgãos ligados à educação, a leitura desenvolve o repertório e o senso crítico, amplia o conhecimento geral, aumenta o vocabulário, facilita a escrita, estimula a criatividade . Além de todos esses benefícios, a leitura funciona  como um túnel que pode nos levar a grandes aventuras, a fortes emoções. Quando lemos um romance, por exemplo, convivemos com os personagens numa relação muito estreita. Tanto é, que chegamos a sentir um vazio quando acabamos a leitura. Saindo um pouco da leitura como entretenimento, quero enfatizar um outro aspecto, de certa forma polêmico, relacionado a ela. Há quem afirme que o bom leitor não será, necessariamente, um bom escritor. Que me perdoem os que pensam o contrário, mas eu insisto em afirmar que dificilmente escreverá mal quem lê muito. Se a leitura abre horizontes, estimula a imaginação e a criatividade, favorece o aprendizado de regras gramaticais, posso afirmar, no mínimo,  que o leitor obstinado terá menos dificuldades do que aquele que nada lê.

Enfim, se você faz parte do grupo das pessoas que não gostam de ler, provavelmente houve a falta de estímulo durante sua vida escolar, tente começar a gostar. Isso não é algo irreversível.Não tenha vergonha em começar com leituras bem suaves, como eu afirmei acima. Com o tempo você sentirá, naturalmente, a necessidade de aprofundar-se nos textos e criará o saudável hábito de ler continuamente.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil