Sou bacharel em Física pela UFSM, e durante quase toda minha graduação fiz parte do PET-Física (Programa de Educação Tutorial), onde realizava monitorias das mais diversas disciplinas do curso de graduação em Física, e também em disciplinas dos cursos Matemática, Química, Biologia, etc, que continham assuntos correlacionados a Física.
O PET-Física realizava, periodicamente, minicursos para ensinar ferramentas, e assuntos de interesse dos discentes. Como exemplos de minicursos nos quais participei na criação da grade de assuntos abordados, confecção de material didático e também dando aula s…
Sou bacharel em Física pela UFSM, e durante quase toda minha graduação fiz parte do PET-Física (Programa de Educação Tutorial), onde realizava monitorias das mais diversas disciplinas do curso de graduação em Física, e também em disciplinas dos cursos Matemática, Química, Biologia, etc, que continham assuntos correlacionados a Física.
O PET-Física realizava, periodicamente, minicursos para ensinar ferramentas, e assuntos de interesse dos discentes. Como exemplos de minicursos nos quais participei na criação da grade de assuntos abordados, confecção de material didático e também dando aula são:
- LaTeX: ferramenta para criação de textos amplamente usada na área das ciências exatas;
-Pré-cálculo: minicurso voltado a uma revisão da matemática ensinada no ensino médio, necessária para o aprendizado disciplina de Cálculo I;
-Cálculo Vetorial: minicurso que visou ensinar aos alunos uma abordagem de cálculo vetorial diferente da ensinada no curso de graduação em Física;
-Sistemas de Coordenadas: minicurso que apresentou aos alunos os sistemas de coordenadas mais usados em problemas de física, como se dá a transformação de um sistema para outro e uma versão generalizada dos sistemas de coordenadas.
Minha abordagem é, primeiramente, entender o que o aluno quer. Seja uma dúvida simples sobre um problema, explicação sobre um tópico específico, etc. Após escutar o aluno eu explico o que foi pedido prestando atenção se existe algum tipo de lacuna no seu entendimento, e se há a necessidade de voltar um pouco e solidificar um conhecimento prévio.
Minhas explicações sempre começam o mais precisas possíveis, usando a terminologia da forma mais correta, normalmente sendo realizadas em poucas frases. Após essa explicação enxuta, eu explico em detalhes o significado de cada fragmento dessas frases, com toda calma do mundo, sempre respeitando o tempo de cada aluno, e usando o maior número possível de ferramentas de visualização, como gráficos, desenhos e simulações.
Sou apaixonado pela Física, e meu objetivo, além de lhe ajudar com algum exercício, lista ou tópico; é mostrar que o universo pode ser muito mais interessante do que ele já é, se olharmos para ele aos olhos da Física.
+ Ler mais