Possuo licenciatura e bacharelado e mestrado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Sou doutora em história pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Durante minha formação, tive oportunidade de ministrar aulas tanto para o Ensino Básico quanto para o universitário. Tenho experiência como professora particular de história para ensino fundamental e médio.
Atualmente atuo como historiadora na Gerência de Filatelia dos Correios, trabalhando diretamente com selos postais. Os selos são documentos históricos e, por meio de imagens, é possível refletir sobre o…
Possuo licenciatura e bacharelado e mestrado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Sou doutora em história pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Durante minha formação, tive oportunidade de ministrar aulas tanto para o Ensino Básico quanto para o universitário. Tenho experiência como professora particular de história para ensino fundamental e médio.
Atualmente atuo como historiadora na Gerência de Filatelia dos Correios, trabalhando diretamente com selos postais. Os selos são documentos históricos e, por meio de imagens, é possível refletir sobre o que aconteceu no passado. Meu trabalho nesta área é voltado especialmente para a produção de textos e conteúdos sobre história dos selos, bem como oficinas de coleção de selos para o público em geral.
Sou apaixonada por história e acredito que o ensino dessa disciplina deve estar atrelado à formação da consciência crítica dos alunos, bem como ao entendimento do seu lugar enquanto indivíduo na sociedade. Aprender história é muito mais do que decorar fatos e datas. É a partir da formação da consciência de tempo que as pessoas conseguem refletir sobre o presente enquanto processo histórico, ou seja, como determinadas organizações da nossa sociedade atual encontram explicação em questões que ocorreram no passado. Além disso, o contato com a história de indivíduos e sociedades que viveram há muito tempo e, por isso, são diferentes de nós, ajudam o aluno a entender a multiplicidade das formas de se viver em grupo, despertando curiosidade para compreender o diferente.
Minha metodologia está voltada para compreender as dificuldades do aluno para que possamos construir o conhecimento histórico dele em conjunto. Utilizo recursos como imagens, textos e fontes de época, buscando levar o aluno a refletir sobre os documentos para entender determinado evento ou processo histórico. Acredito que o conhecimento histórico deve ser construído pelo aluno com o auxílio do professor, para que assim ele forme sua consciência crítica e entenda a utilidade e os motivos de se aprender história.
Desde que comecei a estudar história entendi como essa área permite compreender questões sociais de maneira crítica. Para mim, é uma forma de entender minha própria época, meu lugar no mundo e todo o processo que ocorreu para chegarmos até aqui. Também me permite ver como as pessoas pensavam e agiam de maneira diferente em várias épocas. Ou seja, a interpretação do passado abre portas para entrar em contato com as mais diversas vivências humanas em sociedade. Aprender história é um exercício de curiosidade e de reflexão sobre o ser humano no tempo!
+ Ler mais