Foto de Estudante ..
Estudante há 7 anos
Enviada pelo
Site

Sobre teste de paternidade

Boa noite, gostaria de tirar a duvida de uma amiga, ela fez 2 exames de dna pela saliva, por aqueles kits auto colega, os dois deram o mesmo resultados, a tabela de alelos quando comparada os numeros esravam iguais, porem nao teve amostra dela, somente saliva do suposto pai e filho, a duvida dela é : Tem como 2 Dnas com o mesmo darem errados? E tem como o filho nao ter traço nenhum do pai ?
Biologia Genética Quantitativa Genética
3 respostas
Professor Klaus B.
Respondeu há 7 anos
Contatar Klaus
O ideal é comparar com a saliva dela também, pois há uma ínfima chance do filho possuir apenas bandas similares à mãe. Porém adianto que a chance é meio baixa que ambos estejam errados, também é muito difícil não ter nenhum "alelo" batendo com o pai (banda é um termo melhor) .

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Hera L.
Respondeu há 7 anos
Contatar Hera
O ideal seria fazer dos três juntos, pois o filho teria 50% da mãe, e as bandas (ou alelos) diferentes teriam que ser iguais do suposto pai. Porém, estes teste de hoje tem uma precisão acima de 90%. Portanto, duas vezes consecutivas nos indicam quase a certeza de que, de fato, há uma compatibilidade entre as amostras.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Bárbara A.
Respondeu há 7 anos
Contatar Bárbara
Olá! Fica complicado explicar isso sem os resultados do exame e sua pergunta está pouco clara quando a quem fez e qual o tipo de exame. Mas vou tentar ajudar pela parte de genética. Uma criança sempre tem metade do DNA da mãe e metade do pai (sem contar os cromossomos sexuais). O exame que vê alelos deve mostrar bandas correspondentes às que mostram no pai e na mãe. Cada um dos genes analisados a criança certamente mostra um alelo igual a um dos alelos da mãe e outro igual a um dos alelos do pai. E o pai por sua vez tem um dos alelos igual ao da sua mãe (avó da criança) e um dos alelos igual ao do pai (avô da criança). Se ela fez o exame com o pai e a criança e nenhum bateu tem algo estranho. Pode estar errado sim, pode ser que a coleta tenha sido feita de forma inadequada e esteja misturado DNA com DNA exógeno (que não é da criança ou do pai que está sendo coletado), pode ser que o kit não tivesse em condições ideais e esteja contaminado desde o início. O ideal é mostrar o resultado a alguém capaz de analisar. Abraço, Bárbara

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar