Foto de Julio C.
Julio há 2 anos
Enviada pelo
Site

Alguém me ajuda!!!!!!!!!!

Para estudar a rapidez com que os animais aprendem, um estudante de etologia executou um experimento no qual um rato teve que percorrer, várias vezes, um labirinto. Suponha que o tempo necessário para o rato encontrar a saída do labirinto, na n-ésima tentativa, seja dado, em minutos, aproximadamente por: f(n)= 3+12/n a) Qual é domínio da função ? b) Para que valores de n a função tem significado no contexto do experimento? c) Quanto tempo o rato levou para encontrar a saída do labirinto na terceira tentativa? d) Em que tentativa o rato conseguiu encontrar a saída, pela primeira vez, em 4 minutos ou menos? e) De acordo com a função dada, o que acontece com o tempo necessário para que o rato encontre a saída do labirinto quando o número de tentativas aumenta? O rato conseguirá, depois de certo número de tentativas, encontrar a saída em menos de 3 minutos?
Cálculo Geral
1 resposta
Professor Samuel S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Samuel

a) O domínio da função é dado pelo conjunto dos valores de n para os quais a função f(n) está definida. No caso dessa função, podemos observar que a única restrição é que o denominador não seja igual a zero, já que não é possível dividir por zero. Portanto, o domínio da função é dado por todos os valores de n, exceto n = 0.

b) No contexto do experimento, a função tem significado para todos os valores inteiros positivos de n, já que o número de tentativas deve ser uma quantidade discreta e não negativa.

c) Para encontrar o tempo que o rato levou para encontrar a saída do labirinto na terceira tentativa, basta substituir n = 3 na função f(n):

f(3) = 3 + 12/3 = 3 + 4 = 7

Portanto, o rato levou 7 minutos para encontrar a saída do labirinto na terceira tentativa.

d) Para encontrar em qual tentativa o rato conseguiu encontrar a saída em 4 minutos ou menos pela primeira vez, precisamos encontrar o valor de n para o qual f(n) é menor ou igual a 4. Vamos resolver a equação:

3 + 12/n ? 4

Subtraindo 3 de ambos os lados, temos:

12/n ? 1

Invertendo a desigualdade (multiplicando ambos os lados por n e trocando o sinal):

n ? 12

Portanto, o rato conseguiu encontrar a saída do labirinto pela primeira vez em 4 minutos ou menos na 12ª tentativa.

e) De acordo com a função dada, à medida que o número de tentativas aumenta (ou seja, n aumenta), o denominador 12/n diminui. Isso significa que o tempo necessário para o rato encontrar a saída do labirinto diminui à medida que o número de tentativas aumenta. No entanto, embora o tempo tenda a diminuir, a função nunca alcança um tempo menor que 3 minutos. Isso ocorre porque, mesmo quando n se aproxima do infinito, 12/n nunca se torna zero. Portanto, o rato não conseguirá encontrar a saída em menos de 3 minutos, independentemente do número de tentativas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar