Foto de Ana C.
Ana clara há 10 meses
Enviada pelo
Site

Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencial

Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencialmente perigosas para o organismo humano. Para quantificar a dose de radiação recebida, utiliza-se o sievert (Sv), definido como a unidade de energia recebida por unidade de massa. A exposição à radiação proveniente de raios cósmicos aumenta com a altitude, o que pode representar um problema para as tripulações de aeronaves. Recentemente, foram realizadas medições acuradas das doses de radiação ionizante para voos entre Rio de Janeiro e Roma. Os resultados têm indicado que a dose média de radiação recebida na fase de cruzeiro (que geralmente representa 80% do tempo total de voo) desse trecho intercontinental é 2 μSv/h. As normas internacionais da aviação civil limitam em 1 000 horas por ano o tempo de trabalho para as tripulações que atuem em voos intercontinentais. Considere que a dose de radiação ionizante para uma radiografia torácica é estimada em 0,2 mSv. RUAS, A. C. O tripulante de aeronaves e a radiação ionizante. São Paulo: Edição do Autor, 2019 (adaptado). A quantas radiografias torácicas corresponde a dose de radiação ionizante à qual um tripulante que atue no trecho Rio de Janeiro−Roma é exposto ao longo de um ano?
Física Radioatividade
1 resposta
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 10 meses

Para calcular a quantidade de radiografias torácicas à qual a dose de radiação ionizante recebida por um tripulante em um ano corresponde, é preciso comparar a dose de radiação recebida ao longo do ano com a dose de uma única radiografia torácica.

Primeiro, calculamos a dose anual de radiação recebida pelo tripulante:

  1. A dose de radiação na fase de cruzeiro em voos Rio de Janeiro-Roma é de 2 ?Sv/h.
  2. Considerando as normas internacionais, um tripulante pode trabalhar até 1.000 horas por ano em voos intercontinentais.
  3. A dose anual de radiação é dada pela multiplicação da dose por hora pelo número total de horas de trabalho:
Dose anual=2?Sv/h×1,000horas=2,000?Sv

Convertendo de microsieverts para millisieverts, temos:

2,000?Sv=2mSv

Agora, comparamos essa dose com a de uma radiografia torácica:

  1. A dose de uma radiografia torácica é estimada em 0,2 mSv.

Para descobrir quantas radiografias torácicas equivalem aos 2 mSv recebidos ao longo do ano, dividimos os 2 mSv pela dose de uma única radiografia:

Número de radiografias=2mSv0.2mSv/radiografia=10

Portanto, ao longo de um ano, a dose de radiação ionizante recebida por um tripulante nos voos entre Rio de Janeiro e Roma corresponde a 10 radiografias torácicas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar