Foto de Luiz A.
Luiz há 6 anos
Enviada pelo
Site

Geografia êxodo rural

Não consigo colocar foto do gráfico mas mostra que nos anos de 1940 haviam 31% de população urbana e 69% rural, no ano de 1950, 36% população urbana e 64% população rural, em 1960, 45% população urbana e 55% de população rural e em 1970, 56% população urbana e 44% população rural.

Com base nos dados dos gráficos e em seus conhecimentos sobre o tema, apresente respectivamente, uma mudança ocorrida nas cidades e outra no campo que impulsionaram as alterações observadas dos anos de 1940 até 1970.

Nas cidades:

No campo:

Geografia Ensino Fundamental Ensino Médio Geral Geral Geral ENEM Brasil Reforço Escolar
2 respostas
Professora Angélica I.
Respondeu há 6 anos
Contatar Angélica

Vou apenas inverter a dinâmica apresentada na sua questão. 

Primeiro vou citar um fato que proporcionou a saída do homem do campo, o Êxodo rural. A intensa mecanização do seu ambiente de trabalho, e por conseqhinte, a menor necessidade de mão de obra para o trabalho no campo, forçou a população rural a buscar oportunidades de emprego, moradia, entre outras no período citado na questão.

Tendo em vista que o homem do campo tenha deixado esse ambiente, também temos no mesmo período uma intensa Industrialização, que passou a exigir mão de obra barata; trabalhadores rurais pouco escolarizados; houve ainda um intenso processo de urbanização do espaço geográfico. 

Minha formação é de História e respondi de acordo com um texto do Eric Hobsbawn, vou encontrar a referência correta e acredito que vai lhe ajudar a responder de maneira completa à sua questão!

Se puder consulte o livro: Era dos Extremos: 1914-1991, o breve século XX. Mais precisamente na página 284. Mas, o capítulo Anos dourados também fala de maneira indireta sobre o período citado e as mudanças quanto à política de urbanização adotado em diferentes países no período que tu necessita saber.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis

Envie sua pergunta

 
Professor Jose A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Jose

Segundo SCARLATO (2005, P.392) " a ampliação das relaçoes capitalista no campo, desestruturando as antigas relações tradicionais de trabalho ( a parceria, o arrendamento etc.), a mecanização da agricultura, a substituição da lavoura por pastos e a grande especulação imobiliariária foram as causas que estimularam a fuga da população do campo para a cidade. associados a esses fatores tivemos os efeitos da intensificação das comunicações entre as duas realidades geograficas.Os atrativos das cidades, veiculados pela a mídia sobre uma população que cada vez mais perdia suas raizes com a terra, contribuiram para o êxodo rural. Ao mesmo tempo em que o campo expulsava,a cidade atraía". 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo