Foto de Pietra K.
Pietra há 4 anos
Enviada pelo
Site

Sistema de castas indiano

Oi, estou com dificuldade nesse exercício, se alguém pudesse me ajduar eu agradeceria.

Explique o sistema de castas como uma relação sociocultural arraigada na sociedade indiana que resulta em profundas desigualdades sociais. Justifique sua resposta.

Geografia Ásia Geral Ensino Fundamental
3 respostas
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Zaqueu
Tal segregação resulta em desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior. Contudo, é interessante lembrar que oficialmente o sistema de castas não existe mais, lógico que culturalmente é algo mais complexo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Ana S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ana Maria

O sistema de castas é constituído por uma estrutura de pensamento do oriente, em que, as castas possuem um sistema socio-político que prioriza a subalternidade, no sentido de fornecer subsídios fundamentais a porcentagem da população inferiores. No entanto, a base deste sistema não´constitui fins econômicos, não sendo a orientação das b ases que sustenta este sistema. Sendo assim, características de fatores culturais e religiosos, um dos prinicpais fatores que operam esta categoria.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Thiago F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Thiago Henrique
O sistema de castas é uma forma de organização social e cultural que existe na Índia há milênios. É uma estrutura social que separa as pessoas em grupos sociais fechados e hierarquizados, com base em seu nascimento, profissão e religião. Os grupos são organizados de acordo com a ideia de pureza e impureza, ou seja, as pessoas são classificadas em castas de acordo com a sua proximidade com a pureza ou impureza. Na base da hierarquia estão os dalits, conhecidos como intocáveis, que são considerados impuros e realizam trabalhos considerados indignos, como a limpeza de esgotos e banheiros. Acima deles, há castas como os sudras, responsáveis por trabalhos manuais, e as castas superiores, como os brâmanes, responsáveis por atividades religiosas e intelectuais. O sistema de castas, apesar de proibido por lei na Índia, ainda é uma realidade para muitas pessoas, principalmente nas áreas rurais do país. Essa estrutura social resulta em profundas desigualdades sociais, econômicas e políticas. As pessoas pertencentes às castas inferiores são frequentemente discriminadas e sofrem violência, enquanto as castas superiores detêm o poder econômico e político. Além disso, o sistema de castas também influencia a educação e a oportunidade de emprego, já que as castas superiores têm maior acesso à educação e a empregos melhores remunerados. Isso leva a um ciclo de pobreza e desigualdade, em que as pessoas de castas inferiores têm menos oportunidades de melhorar suas condições de vida. Em resumo, o sistema de castas é uma relação sociocultural arraigada na sociedade indiana que perpetua desigualdades sociais e econômicas. Apesar das tentativas de erradicar essa estrutura social, ela ainda é uma realidade para muitas pessoas na Índia.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar