Foto de Júlia L.
Júlia há 6 anos
Enviada pelo
Site

Achamento ou descobrimento o brasil ?

quero saber a história do brasil afinal ... e achamento ou descobrimento
História História do Brasil
5 respostas
Professora Adriana C.
Respondeu há 6 anos
Contatar Adriana
Julia, nenhuma das duas palavras está correta. O Brasil não foi achado, nem descoberto pelos portugueses. Eles apesar CHEGARAM e COLONIZARAO o Brasil, em um processo de levou ao genocídio indígena

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Rafael B.
Respondeu há 6 anos
Contatar Rafael
Bom dia Júlia! Tentarei te ajudar nessa reflexão.... durante muito tempo, foi comum entre os historiadores e historiadores, principalmente na construção de um discursos oficial entender a chegada dos portugueses como um "Descobrimento" no sentido de dar um ar de acaso e relação ao Brasil, de que o objetivo central da expedição liderada por Cabral era chegar aos territórios do Oriente e as caravelas no meio do caminho se perderam e acabaram descobrindo o território brasileiro. No entanto, existem muitas discussões a respeito se isso se deu um acaso. É importante levarmos em consideração dois acontecimentos importantes que mostram que os portugueses sabiam ou imaginavam a existência de territórios na América do Sul. Em 1494 foi assinado entre Portugal e Espanha o "Tratado de Tordesilhas" que dividia os territórios do hemisfério sul entre os dois países. Originalmente, o traçado desse território as terras do Oeste pertenceriam ao reino espanhol, pois a linha imaginária cortava o oceano Atlântico em dois, deixando a totalidade das terras sul americanas pertencentes aos espanhóis. Só que os portugueses não aceitaram essa primeira versão do tratado e o refizeram "empurrando" a linha imaginária para o oeste afim de garantir terras aqui (que resultou no Tratado que nós conhecemos) que originalmente dava poder à Coroa Portuguesa até a região que hoje conhecemos por Santa Catarina. De certa forma, acredito que podemos utilizar o termo "achamento", não era considerada uma surpresa para os portugueses a existência de terras aqui, no máximo, não sabiam a localização ou a extensão exata do território. Abraço.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor César O.
Respondeu há 6 anos
Contatar César
Olá! Do ponto de vista dos europeus na época da sua chegada ao continente americano no século XV, foi um descobrimento, pois, até então, o continente americano era desconhecido ao resto do mundo àquela época. Lembremos também do eurocentrismo - ideia que colocava a Europa como o centro do mundo - muito forte na época e presente até os dias de hoje. O pensamento eurocentrista que herdamos nos faz reproduzir essa ideia do descobrimento. Por outro lado, levando-se em conta que já haviam milhões de pessoas no continente americano - várias civilizações, grupos étnicos, culturas - não foi um descobrimento, pois os europeus não encontraram um continente vazio, sem habitantes, mas, mesmo assim, se acharam no direito de dominar, explorar e escravizar.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Adriane S.
Respondeu há 6 anos
Contatar Adriane
Olá Júlia, Tudo bem? Nem achamento, nem descobrimento quando se trata da Conquista do Brasil e das Américas pelos povos europeus, especialmente os ibéricos, no século XVI. A palavra descobrimento encobre um jogo de dominação política, guerras por territórios e recursos naturais e invenção da mitologia de fundação dos estados nacionais. Historiiadores e antropólogos criticaram essas idéias (achamento, descobrimento), estudando documentos antigos guardados em arquivos e publicados em livros e sites, ou pesquisando sítios arqueológicos e história oral dos ameríndios. Se houve descobrimento na história do Brasil e das Américas, este refere-se à ocupação do continente americano pelos paleoíndios e as datações são bastante controvertidas: de acordo com cientistas norte-americanos o marco temporal é 13.000 anos AP*., mas cientistas brasileiros e europeus apresentam vestígios materiais em sítios cujas datações recuam até 35.000AP (como o bioantropólogo Walter Neves e sua equipe) ou 100.000 (como a arqueóloga Niéde Guidon e sua equipe). Seguindo os links abaixo, você pode acessar outras versões da história da conqiuista europeia e colonização moderna, no Brasil e na América. O vídeo Uma outra história Traz narrativas dos professores indígenas e é muito legal. Os outros vídeos demonstram quê a América e o Brasil já figuravam no mapa mundi e eram conhecidos por diversos povos da Europa e da Ásia muito antes de Cabral Um abraço. Adriane C. AP-antes do presente (sendo o “presente” 1954, ano de descoberta da técnica de datação por carbono 14) Uma outra história Episódio 5 da série Índios do Brasil (TV Escola/MEC) neste link do You Tube https://www.youtube.com/watch?v=D7i9yA_eOCI ou na página da TV Escola https://api.tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/indios-no-brasil O Povo Brasileiro - Matriz Tupi Episódio 1 da série produzida pela TV Cultura, GNT e Fundar https://www.youtube.com/watch?v=CjcBv5ZWyPU Quem Descobriu a América - Documentário produzido pelo History Channel http://historychann.blogspot.com/2012/07/quem-descobriu-america.html#.XVqyiuhKjIU

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Livia P.
Respondeu há 6 anos
Contatar Livia
Olá Júlia, atualmente não ultiliza-se mais o termo descobrimento. O Brasil era habitado por uma população de nativos extremamente diversificada culturamente. A ideia de descobrimento remete a algo novo, não conhecido por ninguém o que desvaloriza o passado anterior a chegada dos portugueses ao solo brasileiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar