Foto de Márcia L.
Márcia há 7 anos
Enviada pelo
Site

Não sei resolver a equação

5 = 2 . (1/2 - 1/X*2) Cinco é igual a: 2 vezes a (1 dividido por 2 menos 1 dividido por X ao quadrado)

Matemática Ensino Médio
4 respostas
Professor Gustavo P.
Respondeu há 7 anos
Contatar Gustavo
Primeiro aplica a distributiva 5 = 2*1/2 - 2/x² Depois isola o x, 2/x² = 1 - 5 Passa o x² multiplicando 2 = -4x² Divide tudo por 2 -2x² = 1 2x² + 1 = 0 ai resolve por bhaskara essa equação, que vai dar Soluções não reais que vai ser: As duas raizes da equação são: i/(Raiz de 2) e -i/(raiz de 2)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis

Envie sua pergunta

 
Professor Nael C.
Respondeu há 7 anos
Contatar Nael
Primeiro você pode começar multiplicando o 2 que está fora dos parenteses, fazendo uma distributiva com os números que estão dentro, então ficara assim: 5 = 2/2 - 2/x^2, bom 2/2= 1, logo 5 = 1 - 2/x^2, subtrai 1 de ambos os lados e teremos. 4=2/x^2, agora passa o x^2 para o outro lado multiplicando, 4. X^2= 2, e agora é só passar o 4 para o outro lado dividindo e teremos: x^2 = 2/4 -> x^2 = 1/2, agora é só extrair a raiz de ambos os lados, x = (raiz) de 2 /2.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Professora Carolina R.
Respondeu há 7 anos
Contatar Carolina
Primeiro, você deve realizar sempre a conta no parentese, ou seja, somar as frações 1/2 - 1/x². Realize o mmc de 2 e x², que é 2x². Em seguida, multiplique a primeira por x² e a segunda por 2. Assim, você terá uma nova fração (x²-2)/2x². Agora, você deve multiplicar pelo 2 que está fora do parentese. Esse 2 vai ser simplificado com o 2 do denominador da fração, passando a ter (x²-2)/x². Agora vc tem a equação. 5 = (x²-2)/x² e pode multiplicar cruzado, ou seja, o numerador de um lado com o denominador do outro. Assim, vai ficar com 5x² = x²-2. Passe as letras para um lado e o numero para o outro, ficando com 5x²-x² = -2, em seguida some, ficando com 4x²=-2. Passe o 4 para o outro lado dividindo, ficando om x²= -2/4, em seguida simplifique, ficando com x²=-1/2. Agora, tire a raíz quadrada dos dois lados, ficando com x= (raiz de -1)/ (raiz de 2). Como raiz de -1 é o "i", um número complexo, vc vai ficar com x= +ou- i / raiz de 2. Ou seja, terá duas raízes nao reais e simétricas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Professora Ana F.
Respondeu há 7 anos
Contatar Ana Carolina

Boa noite, Márcia. Para resolvermos a equação, precisamos isolar o x. Basta seguir os passos abaixo, que tentei explicar de modo resumido, simplificado e informal. Pode seguir que vai dar certo!

Primeiro passamos o 2 que está multiplicando na direita, dividindo para a esquerda:
5/2 = 1/2 - 1/x^2

Depois passamos a fração positiva que não tem x para a esquerda, negativa:
5/2 - 1/2 = -1/x^2

Como o denominador é igual (2), podemos apenas fazer 5-1=4 na esquerda
4/2 = -1/x^2

Simplificando:

2 = -1/x^2

Agora passamos o x^2 que está dividindo na direita, multiplicando para a esquerda:
2.x^2 = -1

E o 2 que está multiplicando na esquerda, passamos dividindo para a direita:
x^2 = -1/2

Agora tiramos a raiz quadrada dos dois lados, lembrando que a raiz de 1 é 1::
x = -1/raiz(2)

Racionalizando (ou seja, multiplicando o lado direito por raiz de 2 em cima E embaixo, e lembrando que raiz de 2 ao quadrado é 2):
x = -raiz(2)/2

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo