Foto de Paulo G.
Paulo há 6 anos
Enviada pelo
Site

Pedagogia da matemática 4

Em relação à teoria da aprendizagem significativa, é possível afirmar que essa ela compreende que o processo de aprendizagem deve empreender a motivação do aluno, sendo este um dos fatores que influenciam a aprendizagem e os processos de mudanças conceituais. Em relação a essa perspectiva sobre o processo de aprendizagem é correto afirmar que:

a)Entende que aprendizagem apresenta os sentidos de ampliação e de aprofundamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio do processo de reconfiguração conceitos prévios existentes no aparato cognitivo do sujeito e do estabelecimento de relações com novos conceitos.

b)Apresenta como um dos teóricos fundantes David Ausubel, o qual expõe o aspecto interativo entre as aprendizagens atuais e as aprendizagens anteriores dos alunos como sendo de relevância de segunda ordem.

c)Compreende que aprendizagem apresenta os sentidos de negociação e de motivação dos alunos para memorizar conceitos e procedimentos por meio do processo de reorganização de conceitos novos já existentes no aparato cognitivo do sujeito e do estabelecimento de relações com conceitos já aprendidos.

d)Valoriza os conteúdos escolares, de modo que o processo de aprendizagem veicule exclusivamente objetos de escolarização, de modo que a aprendizagem seja direta e de primeira ordem ao longo do processo educacional.

e)Apresenta como um dos teóricos fundantes Calkins e Pestalozzi, os quais apresentaram produções que se tornaram manuais educativos que valorizam o aspecto interativo e intuitivo entre objetos e conteúdos de ensino, de modo que o ponto de partida seja material em direção aos diferentes níveis de superioridade do conhecimento matemático.

Matemática
1 resposta
Professor Maurício C.
Respondeu há 6 anos
Contatar Maurício
Reposta letra A Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar