Foto de Guilherme W.
Guilherme há 3 anos
Enviada pelo
Site

Técnica de divisão

Observe: quando divido 5467 por 4, primeiro eu divido 5 por 4, dando quociente 1 e resto 1. Esse resto 1 representa, na prática, 1000 unidades pois o 5 está na casa dos milhares. Daí, juntamos o resto 1 com o 4 (14). É como se tivéssemos, na pratica, uma divisão do 1400 (1 do resto e o 4 da casa das centenas) por 4. O processo vai seguindo assim. É um método matemático para facilitar o processo de divisão de números grandes. Pode mi dar uns exemplos do processo ,explicar pq baixa o próximo número e a relação entre as casas decimais também pq põe o zero quando não divide e a relação da vírgula decimal,também confundo os decimais quando faz soma
Matemática
1 resposta
Professor Pedro B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Pedro

Olá Guilherme,

Para a justificativa do porque "baixa o próximo número" e alguns exemplos, leia a minha resposta aqui e confira esse site.

Para a explicação da casa decimal, vou passar um método pra você que resuz a divisão de números com vírgula a divisões de números inteiros. Veja que se tivermos, por exemplo, , veja que podemos enxergar isso como uma fração

Veja que se multiplicarmos o por obtemos o número inteiro , mas não podemos fazer isso só no numerador, então vamos multiplicar o denominador também por para obter , agora, temos uma divisão equivalente , isso pode ser resumido da seguinte forma:

deixo como exercício para você calcular essa divisão.

 

No caso de quando estamos calculando a divisão de dois números inteiros, mas a conta tem resto, ou seja, escrevemos onde é o divisor, o dividendo, o quociente e o resto, colocamos a vírgula no quociente e acrescentamos um no resto para continuar a conta. Essa vírgula significa que, a partir dali, estamos multiplicando o divisor por números entre e , e como o resto (em geral) pertence à casa das unidades (mas pode pertencer a outras casa), então este resto equivale à vezes o primeiro número após a vírgula, por isso surge o na frente dele, se a conta ainda não acabar, acrescentamos mais um na frente, ou seja, o resto corresponde à vezes a segunda casa decimal após a vírgula, e assim por diante.

De modo mais técnico, como (pelo algorítimo da divisão de Euclides) , então , logo, multiplicamos por na tentativa de que , se esse for o caso, escrevemos , supondo que (ou seja, que a conta acaba aqui) então podemos escrever o resultado como , caso , como repetimos o processo, o que significa multiplicar por , e assim por diante.

 

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, pode entrar em contato:

email: pedro.bortolucci@gmail.com

Whatsapp: (19) 97112-2019

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

 

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar