Foto de Eduardo V.
Eduardo há 3 anos
Enviada pelo
Site

Concordância verbal: verbo conseguir

A concordância do verbo "conseguir" está correta ou ele deveria ser flexionado no plural (conseguiram) para concordar com Alice e Jorge (duas pessoas)? "Mais de uma pessoa era graduada em informática, mas foram Alice e Jorge quem conseguiu aprovação no concurso."

Português
6 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Miguel Augusto

Eduardo,

... mas foram X e Y quem conseguiu / que conseguiram...

Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis

Envie sua pergunta

 
Professora Bruna O.
Respondeu há 3 anos
Contatar Bruna

Mas foram Alice e Jorge que conseguiram aprovação no concurso.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Professora Julia T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Julia
O verbo pode concordar com o sujeito mais próximo (João) ou pode concordar com os dois núcleos do sujeito (Alice e Jorge) "Mas foram Alice e Jorge que conseguiu/conseguiram passar). "

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Professora Lana S.
Respondeu há 3 anos
Contatar Lana

Na frase que você forneceu, a concordância do verbo "conseguir" está correta. O verbo "conseguir" concorda com o sujeito "Alice e Jorge", que é plural, mas a concordância é feita no singular porque o verbo "conseguir" está ligado ao termo "quem", que é um pronome relativo singular. Portanto, a frase está correta da maneira como foi escrita:

"Mais de uma pessoa era graduada em informática, mas foram Alice e Jorge quem conseguiu aprovação no concurso."

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Professora Brenda A.
Respondeu há 3 anos
Contatar Brenda

"...mas foram Alice e Jorge que conseguiram.."

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Professora Ana R.
Respondeu há 3 anos
Contatar Ana Luisa

Olá, Eduardo!

Acredito que o que deve ser questionado nessa frase não é a flexão do verbo "conseguir" e sim o uso do pronome "quem".

Nesse contexto seria mais apropriado utilizar o pronome "que", dessa forma, a frase seria "Mais de uma pessoa era graduada em informática, mas foram Alice e Jorge que conseguiram aprovação no concurso".

O pronome relativo "quem" é mais utilizado para substituir os nomes próprios, quando queremos fazer referência à uma pessoa que já foi citada na oração anterior, sem nos tornarmos repetitivos.

Ex: Ele era meu amigo, a quem confiei a minha história.

O pronome "quem" está fazendo referência a "Ele". 

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo