DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

Informática Geral Ensino Superior
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.
Marco Vianello
em 16 de Julho de 2014

 

Foto: Bom dia, facers!
Fase Mia Couto.

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

 

O que há de comum entre o vigário, os empresários e os docentes?

 

As atividades que envolvem relações humanas são, cada vez mais, visualizadas com certo grau de desconfiança e descrença. Assim é observado nas relações entre empresários e seus empregados, entre moradores de um mesmo edifício ou, até mesmo, no fiel acolhimento do sermão do vigário. Na arte da docência, não se faz diferente.

 

As relações entre docentes e alunos tornam-se mais ásperas com o tempo, sem a aproximação necessária que esta arte exige. Como nas relações humanas outrora exemplificadas, percebe-se, na docência, a dificuldade do estreitamento necessário entre mestre e aluno. Devido à atual rapidez no acesso a qualquer tipo de informação que se almeja, a qual se mostra, sobremaneira, sempre atrativa, os mestres enclausuram-se pelas dificuldades do uso das novas tecnologias disponíveis a favor da docência. Os alunos, por sua vez, apresentam-se mais desconfiados da qualidade e, sobretudo, da mesmice que ainda é observada em algumas salas de aula.

 

Entretanto, na arte da docência, o medo não é salutar, como o fora para a preservação da espécie humana. Neste foco, o que torna-se necessária é a coragem para levar àqueles que buscam as salas de aulas, ávidos por conhecimento, um ensino atraente e enriquecedor.

 

Esta evolução, pois, só é possível quando os mestres descobrirem quão é importante a fusão das novas tecnologias áudio-visuais com o amor pela docência. Desta forma, com a fusão entre o amor e a atualização tecnológica, não somente o vigários com seus fiéis, os empresários com seus trabalhadores, mas, principalmente, professores e seus alunos experimentarão uma relação mais atrativa e calorosa.

MARCO AURÉLIO VIANELLO

Natal / RN
Doutorado: Farmácia e Bioquímica (Universidade de São Paulo)
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2001), Especialização em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (2004), Especialização em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (2006) e é Doutorando em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo. Foi docente ...
Análises Clínicas, Biologia Geral, Veterinária - Farmacologia, Fisiologia Veterinária, Imunologia Veterinária, Veterinária - Microbiologia, Veterinária - Química
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil