Livros didáticos - Métodos - é o fim?
Nádia Castro
em 06 de Janeiro de 2015

Pessoal,

 

hoje gostaria de abordar um assunto com qual me deparo frequentemente. "Qual método você costuma usar para as aulas de alemão?"

Confesso que o mais fácil seria apontar um livro didático da moda, ou mencionar o nome do método e dizer que é "ótemo". No entanto, não é tão simples!

O método depende do aluno. E de muitos fatores referentes ao aluno. Precisamos levar em conta a idade, os conhecimentos prévios de outros idiomas ou linguagens, o conhecimento da própia lígua materna, os objetivos do aluno, os métodos usados anteriormente, a cultura....

 

Por quê?

 

Vejamos abaixo um exemplo (totalmente hipotético e inventado por mim, eu mesma)

 

Esse é o Malcolm. Ele tem 15 anos de idade. Teve aulas de grego antigo, foi um curso livre da escola, uma oportunidade rara! Consegue ler, traduzir e compor frases escritas sem nenhum problema. Ah sim, ele é muito estudioso. Não fala espanhol e não gosta de falar em público. Domina sua lígua materna, o Russo, perfeitamente. E agora ele quer aprender a falar português porque conheceu uma menina bonita de Portugal em um intercâmbio. Ele já fala algumas coisas básicas por mensagens e chats, mas pessoalmente não consegue desenvolver uma conversa, apesar de ser autodidata.

Ok, exagerei um pouco na história. E não, não preciso de todos esses detalhes para saber qual o melhor método, mas claro que quanto mais informações, melhor, concordam?

Vamos analisar o Malcolm, sujeito apaixonado, estudioso...hum. Ele domina grego, e seu próprio idioma, isso significa que tem um conhecimento de regras e estruturas gramaticais bem fundamentado. Ou seja, ele poderá usar as "estruturas" em seu novo aprendizado. No entanto, vai ter que reaprender algumas coisas. Se ele soubesse falar espanhol, teria mais facilidade para aprender a falar o português? Lógico! Mas pode atrapalhar também, porque coisas parecidas são comunmente confundidas. Como lembrar que professora em espanhol é com um "s" só? É muita informação, então não é sempre uma vantagem conhecer uma língua pareceda. 

Mas gente, qual o método então? Ele quer falar. Então vamos deixar ele falar! :D A aula vai ter vários momentos de conversação. Ele também precisa ouvir a linguagem dos jovens, pois tem 15 anos e não seria bom falar as gírias antigas sem entender que é meio fora de moda para um menino de 15 anos. Isso pode ser feito com músicas, novelas, filmes...e claro, por chat, batepapo, telefone. Mas precisamos entender a estrutura gramatical 100%? No caso do Malcolm, não, porque ele só quer conversação, quer falar com uma garota. Não pretende ingressar na carreira de tradutor, nem escrever poemas literários....Então precisamos adquirir um vocabulário que compreenda todos os aspectos que possam ser relevantes para ele. Por exemplo, se ele disser que adora colecionar selos, vamos ter que englobar esse vocabulário, para que ele possa se comunicar. E por ser autodidata, vou tentar apontar um meio para ele adquirir o conhecimento de modo autônomo, pois ele provavelmente não vai se contentar com aulas apenas....

Meio vago? Prefere o livro didático? Não sou contra os livros, apenas tento escolher o mais adequado para o perfil do aluno e complementar com materias extras para alcançar o objetivo mais rapidamente. Focar no objetivo para conseguir resultados satisfatórios em breve. Por esse motivo não uso um método, uso todos, juntos e misturados!

 

 

 

Sumaré / SP
Graduação: Letras Alemão (FFLCH-USP)
Aulas de Alemão online! :) Morei treze anos! (é muito tempo) na Alemanha, em Baden-Würtemberg, perto de Stuttgart, mas resolvi voltar! Tenho ampla experiência como professora de alemão. Trabalhei em vários institutos de idiomas e tenho o conhecimento teórico para atender às suas necessidades! Gratis: Aula demonstrativa, aula teste, aula experimental online Ideal para quem quer aprender tudo: prepare-se para aquela entrevista leia finalmente seu livro alemão predileto em seu idioma or ...
Alemão Intermediário, Aulas de Alemão, Alemão - Professor de Alemão, Alemão - Professora de Alemão
Oferece aulas presenciais
R$ 67 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil