Bora fazer o ENEM sem pânico!
Nayara V.
em 29 de Outubro de 2020

Hoje além das dicas costumeiras, quero dividir com vocês minha experiência pessoal com ENEM e vestibulares similares e dizer que apesar das cobranças esse momento deverá ser percorrido com o máximo de carinho possível consigo mesmo, pois é, carinho.

Eu entrei na universidade muito nova, com 19 anos, fui bolsista pelo programa Prouni em 2016. Mas todo esse processo me trouxe além de muito aprendizado, muita cobrança. Eu comecei a fazer as provas do ENEM desde que tinha 15 anos, foram anos treinando para o tão temido exame, e foi o período onde mais chorei na vida (rsrsrs). Hoje dando aulas me deparo com alunos com as mesmas cobranças que eu tinha na época, e gente, é sério, isso passa e a faculdade é um dos períodos mais deliciosos da vida.

Então, minha primeira dica é que sim, é muito importante que nós tenhamos uma rotina de estudos, que possamos nos dedicar ao nosso objetivo com mais afinco possível, mas além disso, é preciso ser carinhoso consigo, é preciso ter cuidado e saber que cada pessoa tem um caminho diferente. E sempre brinco em meus alunos, esse é um momento de muitas cobranças, nossos pais, nosso primo que já passou em 5 vestibulares de medicina, nosso vizinho que está na federal, no entanto, a maior cobrança ainda é feita por nós mesmos.

É preciso saber que cada um de nós somos únicos (Sim, apesar de clichê é verdade), nós iremos chegar em nossos objetivos, mas temos trajetórias e repertórios diferentes. Sendo assim, meus queridões, vamos pensar em rotinas para os estudos, segue as dicas da profe:

  • Faça um cronograma com as matérias que irá estudar diariamente;
  • Dedique mais tempo as matérias que têm mais dificuldades (Eu tirei mais pontos em matemática que em português na época rsrs);
  • Não se esqueça de estudar também as matérias que têm facilidade, não as deixe de lado, sempre podemos esquecer algo importante durante esse processo;
  • Converse com amigos que estão passando pela mesma coisa, saiba que tem pessoas com as mesmas expectativas e angústias que você;
  • Separe diariamente no mínimo 30 minutos para estudar (Sei que muitos alunos trabalham, por isso, estude nem que seja meia hora, mas se dedique);
  • Descanse, acho que essa dica é uma das mais importantes, saiba que é preciso repouso para produzir bem.

No mais conta comigo para suas dúvidas e aflições desse momento, como sempre digo aos meus alunos, estou mil por cento disponível, tanto para ajudar na matéria como para conversar sobre esse momento, manda um e-mail, um chat, um carta, um telegrama, me chama!


Espero ter ajudado. Abraços e até logo

5,0 (1)
25 horas ministradas
São Paulo / SP
Graduação: Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Portugês (Universidade Nove de Julho UNINOVE)
Professora de Língua Portuguesa para alunos do ensino Fundamental II e Ensino Médio, ministrando aulas de apoio escolar.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Nayara V. Whatsapp do professor Nayara V. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 6 h e 6 min
Teste Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil