Há segredo para aprender uma nova habilidade?
Foto de Paloma L.
Por: Paloma L.
13 de Março de 2017

Há segredo para aprender uma nova habilidade?

Inglês Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral

Qual é um dos maiores desejos de um adolescente?

 

Se você já passou da casa dos 20 e parar para pensar, provavelmente vai se lembrar da sua ansiedade pela conquista daquilo que a palavrinha mágica "INDEPENDÊNCIA" significava naquela fase. Ao completar 18 (aleluia), tirar habilitação para dirigir é o mais próximo da liberdade que você consegue chegar naquele momento.

 

Quem tirou carta de motorista sabe da fase sofrida que estamos visualizando aqui. Começa pela facada que o monopólio das auto-escolas nos cobram. Depois, as intermináveis aulas teóricas, para então as provas teórica e psicotécnica, para finalmente subir no carro e passar por todo o estresse que é aprender a fazer rampa,baliza, enfrentar o trânsito nos grandes centros. Então finalmente chega a prova final e… você reprova. E faz de novo, e de novo, até finalmente terminar o martírio e sair habilitado (esgotado e sem dinheiro), mas com sensação de missão cumprida. Ufa.

 

Mas por que, então, algo que pode ser facilmente visualizado como uma batalha para quem está de fora é encarado e orgulhosamente conquistado por grande parte dos jovens nessa idade?

 

A resposta é objetiva: querer o bastante de maneira que não há outro jeito. É fazer ou fazer. Encaramos o cansaço, as dificuldades financeira, psicológica, intelectual, e principalmente motoras, neste caso, para poder finalmente dirigir por aí. Porque é, em geral, nosso ticket para liberdade. Porque é uma vez só, pra vida inteira.

 

Uso o exemplo da carta de motorista porque se aplica ao maior número de pessoas. Esse é apenas um exemplo cotidiano da capacidade média das pessoas para aprender algo que parece complexo no início. Isso em um curto período de tempo simplesmente porque queremos muito nos livrar da batalha logo e poder dirigir por aí.

 

Nós não apenas realizamos esses feitos por prazer. Se lembra daquela nota da escola ou faculdade que parecia impossível tirar, mas que salvaria suas férias de verão? Ou te livraria da DP na faculdade naquela matéria horrível? Pois é.

 

É claro que a força de vontade não é a única chave para alcançar aquilo que se quer. Ainda assim podemos utilizar o exemplo da carta de habilitação: investimento médio de dinheiro + investimento de tempo + um bom instrutor + foco e força de vontade.

 

Isso não quer dizer que você será o melhor motorista de todos os tempos - isso dependerá do quanto dos elementos foco, concentração e força de vontade você aplicará, principalmente. O ponto é que, ao canalizar sua vontade a um objetivo, em geral, nós chegamos lá, focando, principalmente, nos seguintes pontos:

 

1. Faça disso uma questão pessoal. Se algo tem pouca ou nenhuma importância para você, você já está lutando uma batalha difícil quando tenta aprendê-la. Então faça isso se encaixar na sua vida de verdade.

 

2. Faça uso do seu aprendizado. O truque é certificar-se de que você reconhece o seu próprio sucesso usando o conhecimento que você tem, conforme vai usando. Por exemplo, quando seu objetivo é aprender um novo idioma e você já consegue fazer um telefonema naquela língua, está demonstrando para si mesmo que seu esforço está sendo útil a você. Um passo de cada vez.

 

3.Comprometa-se de verdade. Independentemente do que você está aprendendo, prenda-se a isso. Desligue-se um pouco daquilo que não importa no momento.

4. Torne isso algo importante. Lembre-se SEMPRE do motivo pelo qual você começou a aprender. É necessário, sempre, voltar ao começo para manter-se motivado.

5. Se entretenha e divirta-se com o seu aprendizado. Você nunca ouviu falar de alguém que se arrependeu de ter investido seu tempo para aprender algo que lhe deu retorno, seja ele simples satisfação pessoal ou profissional.

 

Paloma L.
Paloma L.
São Paulo / SP
Responde em 1 dia
Identidade verificada
1ª hora grátis
5,0
nota média
8
avaliações
R$ 60
por hora
Especialização: Inglês Juridico (Fundação Getúlio Vargas (FGV))
Inglês para Viagens e Turismo, Conversação em Inglês, Inglês no Ensino Médio
Professora certificada há 11 anos, cursei o ensino médio nos estados unidos e leciono com o modelo cambridge de ensino.

Aprenda sobre qualquer assunto