Construindo Práticas no Ensino Colaborativo
Por: Patricia S.
05 de Maio de 2022

Construindo Práticas no Ensino Colaborativo

Ensino Colaborativo na Educação Especial

Pedagogia Educação Especial

"O ensino colaborativo ou coensino é um dos modelos de prestação de serviço de apoio no qual um professor comum e um professor especializado dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar o ensino dado a um grupo heterogêneo de estudantes. Tal modelo emergiu como alternativas aos modelos de sala de recursos, classes especiais ou escolas especiais, especificadamente para responder ás demandas das práticas de inclusão escolar de estudantes do público alvo da educação especial." MENDES, E.G; VILARONGA, C. A. R; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014. p. 45

Quando falamos de coensino ou ensino colaborativo não estamos nos referindo a uma metodologia centrada exclusivamente no estudante com deficiência ou com autismo.

A proposta é que os professores atuem de forma corresponsável para que o Currículo seja acessível a TODOS os estudantes desde o seu planejamento.

Neste sentido a proposta pedagógica mais ampla praticamente exclui a necessidade de se realizar adaptações sucessivas nas atividades propostas, pois já no planejamento se estabelece diferentes formas de participação visando a acessibilidade integral.

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