Notas x inteligência = menos do que você imagina
Por: Paulo H.
29 de Julho de 2018

Notas x inteligência = menos do que você imagina

Sim é isso mesmo, segundo Malcom Gladwell em seu livro ‘Outliers’, a relação entre a inteligência de alguém e seu êxito é baixa, comparado ao esforço.

Coaching Desenvolvimento Humano

Sim é isso mesmo, segundo Malcom Gladwell em seu livro ‘Outliers’, a relação entre a inteligência de alguém e seu êxito é baixa, comparado ao esforço.

Deixando bem claro que êxito aqui é o sucesso, é estar entre os melhores no que faz ou mesmo ser o melhor. Lógico que há algumas pessoas que fazem um mínimo ou quase nada e obtém resultados melhores que outrem, conseguindo até ser acima da média e assim sendo uma pessoa que podemos classificar como inteligente.

Porém, estar no topo não depende de inteligência, mas do esforço desempenhado.

Uma das fundamentações desta afirmação, provém de que as pessoas com mais êxito em olimpíadas de matemática, são as mesmas que demoram mais tempo preenchendo um questionário. Estas, garantem um esforço muito maior que a média, daí um resultado recíproco.

Um desses reflexos é o resultado muito maior de asiáticos em olimpíadas de matemática. A cultura do sul da Ásia, é uma cultura de esforço, persistência e resiliência. Quem vê na copa do mundo os asiáticos retirando o lixo do estádio de futebol, pode confirmar essa atitude diferenciada.

Portanto, além de todas estas implicações, inflar o ego de alguém com sua inteligência não é nada inteligente, pois vai fazer com que esta pessoa diminua o seu esforço. Compensar a dedicação de alguém, traz resultados muito maiores que um elogio ao QI da mesma.

E isto nos lembra outro post anterior, o do teste do marshmallow. Crianças que não comem o marshmallow antes do tempo, são menos ansiosas e mais esforçadas, resultando em um sucesso significativamente maior nas atividades desempenhadas.

R$ 40 / h
Paulo H.
Recife / PE
Paulo H.
4,8 (8 avaliações)
Tarefas resolvidas 15 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia Eletrônica (Universidade Federal de Pernambuco (UFPE))
Dou aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil