05 estratégias para prestarem atenção
Por: Ariana S.
14 de Abril de 2021

05 estratégias para prestarem atenção

Comunicação Ensino Fundamental

Na maioria das salas de aula, é comum encontrar crianças enérgicas, o que pode tornar desafiador manter a calma e a atenção durante as atividades. No entanto, existem estratégias eficazes que podem auxiliar os professores a criar um ambiente mais tranquilo e propício à concentração. A seguir, apresentamos 05 sugestões que podem ser utilizadas para anteceder momentos de maior atenção na sala de aula:

Atenção, concentração!

Utilize uma música intercalada com palmas que envolva ações a serem feitas pelas crianças. Encoraje a criatividade, permitindo que elas participem da escolha das ações. Ao final da música, inclua um pedido de silêncio para preparar a turma para o próximo momento.

Atenção, concentração

ritmo, mão na cabeça.

Atenção, concentração

ritmo, mão no joelho.

Atenção, concentração

Ritmo, silenciou.

 

Cântico do reloginho

Esse cântico é pequeno, possuindo apenas quatro versículos que podem ser repetidos quantas vezes desejar, ajudando as crianças a acalmarem-se gradualmente. Diminua o ritmo a cada repetição para incentivar a tranquilidade.

Tic tac tic tac

faz o reloginho

vamos já falar com Deus

diz o reloginho

 

Música do mosquitinho

Cante essa música juntamente com as crianças, enfatizando a importância de guardar a chave para abrir a boca "no futuro". Essa atividade lúdica pode reduzir a agitação e focar a atenção dos alunos. Cantada por diversas pessoas, é possível encontrá-la em várias versões, com leves alterações entre elas. 

Para ouvir o som do mosquitinho

e as batidas do seu coraçãozinho

pego a chave e tranco a boquinha

hummm hummm hummm

 

Plaquinhas

Prepare plaquinhas para os alunos e para o professor. As plaquinhas com desenhos de uma orelha e uma boca podem ser usadas para indicar momentos de escuta e fala, respectivamente. Já as plaquinhas com uma carinha feliz e uma triste ou um polegar para cima e um para baixo podem sinalizar a importância do que está sendo dito. 

 

Quem está me ouvindo?

Peça para que os alunos respondam com ações, como colocar a mão na cabeça, na orelha ou nos olhos, quando estiverem ouvindo. Isso cria um senso de interação e mantém a atenção dos estudantes no que está sendo comunicado.

 

Quem está me ouvindo coloque a mão na cabeça!

Quem está me ouvindo coloque a mão na orelha!

Quem está me ouvindo coloque a mão nos olhos!

 

Utilize essas estratégias de forma consistente e adaptada ao perfil da turma para obter melhores resultados. Acalmar as crianças e promover a concentração pode contribuir significativamente para um ambiente de aprendizagem mais produtivo e harmonioso.

 

Referências:

Brincante Encante. Som do mosquitinho. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iU_XReymxQQ>. Acesso em: 03 fev 2021.

CALÁCIA, Deborah. Como silenciar uma sala de aula na educação infantil. Disponível em: <http://naescola.eduqa.me/rotina-pedagogica/como-silenciar-uma-sala-de-aula-na-educacao-infantil/> Acesso em: 03 fev 2021.

SOUZA, Bruna. O mosquitinho - canção de ninar. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R7ELtKi4HAw>. Acesso em: 03 fev 2021.

R$ 70 / h
Ariana S.
Belo Horizonte / MG
Ariana S.
4,5 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Livre: Intercâmbio (King George International College)
Pedagoga paciente com grande conhecimento tecnológico e apaixonada por alfabetização.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil