Método de estudos - QUADRO DE HORÁRIO OU BLOCOS DE TEMPO?
Por: Pedro B.
26 de Setembro de 2017

Método de estudos - QUADRO DE HORÁRIO OU BLOCOS DE TEMPO?

Coaching Organização Tempo Estudos

 

Falarei nesse pequeno blog sobre qual dos dois métodos de organizar os seus estudos é mais eficiente. Quero deixar claro que a opnião expressa aqui é completamente pessoal baseada nas minhas próprias experiências e também vivenciando experiências de alunos com os quais tenho contato.

Basicamente existem essas duas formas de planejar seus estudos. O quadro de horário é basicamente um quadro onde as colunas podem ser os dias da semana e as linhas representam as horas. Então em cada quadradinho você colocará o que estará fazendo naquele dia naquela hora.

Horário/Dias Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
08:00 - 10:00          
10:00 - 12:00          
12:00 - 14:00          
14:00 - 16:00          
16:00 - 18:00          
18:00 - 20:00          
20:00 - 22:00          

Essa é apenas uma forma de se montar um quadro de horário. E nele deverá planejar todas as coisas que estarão fazendo nesses horário não só estudos.

 

O planejamento via blocos de tempo, é quando no dia anterior você planeja para o dia seguinte quantos blocos de tempo você dedicará para cada disciplina ou projeto que deverá ser estudado. Percebam que por esse método não existe a rigidez de tal tarefa deve ser realizada em tal horário. Essa é a vantagem do estudo via blocos de tempo. O seu planejamento deveria ficar mais ou menos:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
4 sessões Disciplina 1 6 sessões Disciplina 1 ... ... ...
2 sessões Disciplina 2 3 sessões Disciplina 2 ... ... ...
4 sessões Disciplina 3 .... ... ... ...

 

Observações:

1) Cada sessão de estudos tem a duração que depende de cada um. O padrão segundo a técnica Pomodoro são 25 minutos. Porém pode ser menos ou mais para algumas pessoas. Esse é o tempo que você consegue se manter 100 % na atividade que está realizando. Descubra o seu aos poucos.

2) O planejamento pode ser dia-a-dia do tipo que você planeja hoje o que vai estudar amanhã. Mas também pode planejar hoje o que vai estudar nos próximos três dias, na próxima semana. Indico que para você que tem dificuldades em estudar, que está adquirindo esse hábito agora comece planejando apenas o dia seguinte. 

 

Considerações finais: 

A principal vantagem da organização via blocos de tempo é que não há uma rigidez no horário e sim na quantidade de tarefas que realizará naquele dia. Esse método também permite que se faça uma avaliação de quanto tempo você gasta por exemplo para estudar um capítulo de tal disciplina. Funciona como uma medida do seu desempenho.

 

Meu próximo post será um verdadeiro manual do método de estudo via blocos de tempo que é o método que eu uso para organizar os meus estudos.

 

Até mais!

 

Forte abraço!

 

R$ 40 / h
Pedro B.
João Pessoa / PB
Pedro B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Mestrado: Física Bacharelado (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))
Venha aprender Matemática, Física
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil