Você já sentiu a limitação de saber como construir uma frase, porém, não ter palavras para expressar o que deseja?
Essa é uma das frustrações mais comuns de quem está aprendendo um novo idioma e, normalmente, acontece por falta de vocabulário.
Não é novidade que, para obter fluência, adquirir vocabulário é fundamental.
Porém, como fazer isso?
O que não falta é promessa de solução milagrosa para essas coisas, não é?
Não se preocupe, esse blog não é mais uma dessas furadas.
Não vou te passar atividades mirabolantes para te encher de vocabulários rasos ou indicar exercícios impossíveis de realizar no dia-a-dia.
E aí, vamos às dicas?
Você consegue nomear tudo que está à sua volta nesse momento?
Independente do seu nível, é um desafio e tanto.
Por isso, é um exercício.
Instigue sua memória ao tentar dar nome ao que vê, ouve e sente ao seu redor. Faça isso constantemente e, sempre que puder, anote. Tenha uma nota no celular para isso ou algo assim.
Não sabe uma palavra? Ótimo! Pesquise e anote, assim, sua lista de vocabulário cresce cada vez mais.
Uma curiosidade: muitos intercambistas relatam que colocar post-its com os nomes dos objetos para se acostumar com as palavras os ajudaram bastante no dia-a-dia lá fora, então, trabalhar o vocabulário com o que tem ao redor funciona mesmo!
Use a tecnologia a seu favor.
Não, não vou te dizer para baixar vários aplicativos que só vão ocupar espaço no seu celular. Existem aplicativos muito úteis, sim, mas podemos falar mais sobre isso em outro vídeo.
Agora, estamos falando do uso da tecnologia que você já utiliza no cotidiano.
Configure seu celular para o idioma que está tentando aprender. Lembre-se que, normalmente, existem as opções de English UK, US e demais regiões, então, escolha a ideal para o inglês que você está aprendendo.
Utilize widgets e gadgets em inglês. Sabia que existem widgets que te mostram diferentes palavras ao longo do dia? (talvez mostrar exemplo)
Outro exemplo: a minha Alexa está configurada em inglês! Sim, até os comandos mais básicos são exercícios!
Quem nunca ouviu a dica de assistir filmes e séries em inglês?
Ela é bem popular, porque, no fim das contas, funciona muito bem.
Porém, você precisa entender o porquê está fazendo aquilo.
Você está assistindo para se acostumar com o idioma? Ou você está prestando atenção na pronúncia? Está analisando novas palavras?
Bom, existem vários benefícios a serem tirados de filmes e séries no aprendizado da língua inglesa e nós temos (ou teremos?) vídeos específicos sobre isso.
A dica de hoje é sobre vocabulário, especificamente, então: se force a assistir algo em inglês e entender o que está sendo dito. Pode ser filme, série, desenho, vídeo nas redes sociais… A escolha é sua, mas faça o esforço, porque consumir novas palavras e reforçar o que já conhece vale muito a pena!
Pessoalmente, gosto muito dessa dica, por ser o que mais me ajudou quando comecei a aprender inglês.
Não importa o seu estilo musical favorito, tenho certeza que você gosta de alguma música em inglês ou sabe o trecho de algum hit, mas você sabe o que a letra diz?
Aprender e entender a letra de músicas em inglês é um exercício excelente para aprimorar sua performance.
Mas, veja bem, isso não significa abrir a tradução pronta na internet, ok?
Estamos falando de uma leitura da letra original, esse é o exercício.
Além de adquirir vocabulário você ainda pode melhorar seu listening e nós temos um vídeo especial para o tema (ou não, enfim, aqui cabe o link)
Agora, exercite seu vocabulário com suas músicas preferidas!
O que todas as dicas mais populares de inglês com entretenimento tem em comum?
Se você gosta de uma série, o aprendizado será mais prazeroso com um episódio do que com um material com o qual você não se conecta. O mesmo vale para filmes, músicas, jogos e etc.
Para isso, você precisa entender seus processos.
Como assim?
No meu caso, por exemplo, eu queria me conectar com as letras das músicas da minha cantora favorita. Meu processo foi, não só ler a letra, como trabalhar na interpretação dela, o que me instigava de verdade.
Se você gosta de jogos, jogue em inglês, assista gameplays em inglês. Sobre séries e filmes, a mesma coisa. Escute podcasts em inglês. Leia em inglês… Encontre a sua forma de se conectar com o idioma!
E quando encontrar, se comprometa!
O comprometimento é imprescindível, por isso, motivação é uma palavra tão utilizada quando falamos sobre aprender.
Porém, sabemos que nem sempre é fácil encontrar motivação, certo?
A chave é um aprendizado que respeita seu ritmo e seu processo, unindo comprometimento e motivação, se mostrando muito mais eficaz que os modelos engessados.