Meu nome é Shauy Hsu Pin, mais conhecido por Pin, bilíngue em nível nativo, de família chinesa. Desde 2001 faço trabalho voluntário junto à comunidade chinesa no Brasil, tendo feito diversos trabalhos de tradução chinês/português, além de conferências públicas em chinês mandarim. Atuei como professor de língua portuguesa para chineses na escola Multicultural em São Paulo durante um ano, e dois anos como professor de chinês para brasileiros na Escola Santista de Mandarim. Desde agosto/2020 ministro aulas de chinês online e produzo materiais didáticos para o mesmo fim.
Pelo que tenho constata…
Meu nome é Shauy Hsu Pin, mais conhecido por Pin, bilíngue em nível nativo, de família chinesa. Desde 2001 faço trabalho voluntário junto à comunidade chinesa no Brasil, tendo feito diversos trabalhos de tradução chinês/português, além de conferências públicas em chinês mandarim. Atuei como professor de língua portuguesa para chineses na escola Multicultural em São Paulo durante um ano, e dois anos como professor de chinês para brasileiros na Escola Santista de Mandarim. Desde agosto/2020 ministro aulas de chinês online e produzo materiais didáticos para o mesmo fim.
Pelo que tenho constatado ao longo dos anos, os pontos que mais dificultam um aluno que já tem conhecimentos de chinês de se comunicar de forma facilmente entendível na língua são:
- a grande diferença entre as lógicas de funcionamento da língua chinesa e da língua portuguesa;
- a altamente frequente diferença no campo de abrangência de palavras chinesas e portuguesas.
Felizmente, as lógicas de funcionamento da língua chinesa são bem poucas. Costumo ensiná-las aos alunos fazendo uma análise comparativa com a língua portuguesa.
No que se refere à diferença de campo de abrangência de palavras chinesas e portuguesas, que é a maior causadora do uso inadequado de palavras por parte dos alunos ao se expressarem em chinês, procuro diversificar as aulas de modo a estar sempre ensinando palavras chinesas com sentidos aproximados explanando os contextos corretos em que cada uma deve ser usada.
É claro, após cada explanação, é com treino que o aluno adquire domínio. Assim, acho muito proveitoso que as aulas sejam elaboradas e conduzidas de modo que o professor fale menos (e, quando possível, em chinês), ao passo que o aluno fale mais (sim, fale fale fale em chinês, preferencialmente, aquilo que ele possa usar logo!).
Ofereço a primeira aula demonstrativa gratuita sem compromisso. Gostaria de tirar dúvidas de chinês? Então é só perguntar durante a aula.
Fique à vontade para me contatar por aqui mesmo. Vai ser um prazer atendê-lo(a)!
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