Muitas pessoas costumam se preocupar mais com a parte estrutural de uma redação, em detrimento de uma outra questão muito importante, super recorrente e que pode reduzir consideravelmente sua pontuação final: a linguagem.
Em minhas análises linguísticas durantes os anos que venho trabalhando com o estudo de redação e produção textual, muitas foram as vezes em que os alunos pecavam em relação às adequações à linguagem.Escolhas por expressões informais; o uso de gírias e coloquialismo e, principalmente, a transposição das marcas da oralidade na escrita devem ser de grande importância e estudo , caso você esteja se preparando para alguma redação de concurso.
A imagem acima é uma fotografia tirada por mim que revela o quanto nossa oralidade influencia na escrita. O cidadão substitui a vogal "e" por "i", transformando (segue) em ( segui).
Seguem abaixo outros exemplos desses desvios linguísticos:
a) Troca de vogais por consoantes ou vice/versa: -"cail‟ (caiu) ; "percebel‟ (percebeu)
b) Repetições de palavras nas frases: "daí a solução seria prender os bandidos e daí teríamos um país mais seguro."
c) Acréscimo de vogais: "nois‟ (nós)" feiz‟ (fez)
e) Ausência/omissão das vogais e supressão de consoantes: " O rapaz acho seus pertences‟ (achou); "Quando ele chego, já era tarde.‟ (chegou).
f) Omissão das consoantes: "Na verdade o animal tava enjaulado.‟ (estava)
g) Troca de vogais Troca da vogal " Precisamos cumer‟ (comer); " Seria necessária uma ação da própria pulicia.‟ (polícia)
h) Supressão da consoante S de plural "as maça estavam podres."(maças)
Logo, minha primeira dica com este artigo é fazer com que os estudantes valorizem também o estudo da linguagem formal para garantirem uma nota excelente nas provas de redação!
Um abraço e até a próxima!