
Leitura Silabada

em 29 de Abril de 2025
Consciência Fonológica é uma grande habilidade composta de outras habilidades. Esta grande habilidade consiste em perceber e manipular os sons da fala.
A Consciência Fonológica é como se fosse uma escada onde cada degrau é uma habilidade a ser desenvolvida.
No primeiro degrau temos a Consciência de Aliteração, no degrau de cima a Consciência de Rimas, no próximo degrau está a Consciência de Palavras, depois acima a Consciência de Sílabas e no último degrau a Consciência Fonêmica.
Pesquisas científicas tem apontado a Consciência Fonológica como uma das grandes aliadas de uma alfabetização bem sucedida.
O ideal é que já comece a trabalhar a consciência fonológica na educação infantil, mas esta grande habilidade tem que estar presente durante o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos também.
Temos que prestar a atenção em que, quando se trata de consciência fonológica, não usamos palavras, apenas os sons das letras, o ponto articulatório da boca usando como objeto figuras mas nunca palavras para que a memorização destas palavras não atrapalhe a percepção dos sons.
Pesquisas ligadas a neurociências tem afirmado que se a Consciência Fonológica for bem desenvolvida, ela facilita o processo de aprendizagem na alfabetização. Elevando e muito a possibilidade de sucesso do aluno na alfabetização.
Obviamente que estes pontos positivos de aprendizagem está ligado a Consciência Fonológica aos métodos fônicos de alfabetização.
Professora Márcia - Pedagoga
Araras-SP