O Professor de 2030
Por: Pedro S.
03 de Agosto de 2023

O Professor de 2030

Com o avanço da tecnologia, da AI. Com alunos chegando ao ensino fundamental com cada dia mais informações. Qual será o papel do professor de 2030 ?

Pedagogia

        Já passamos por várias tendências pedagogicas, das liberais às progressistas. Hoje vivemos no auge do que libaneo chamou de Crítico social dos conteúdos, onde somos de certa forma, treinados a confrontar toda e qualquer informação que recebemos e nos indagarmos como usaremos tal informação em nosso contexto como um conhecimento.

                  Em paralelo à isso, vivemos um extremo boom de informação, não só de fontes humanas, mas também de AIs de todas as formas e gostos. Temosn como exemplo mais claro, o chat gpt, que nos fala com precisão e riqueza de detalhes desde como fazer uma receita com os ingredientes que temos em casa até como elaborar uma aula de trigonometria voltado para um preparatório de enem, com 5 exemplos de questões que provavelmente irá cair na prova, baseada em provas anterior. Em outros tempos diríamos algo como " surreal ", mas é o futuro aqui e agora. 

 

           Nesses dias que se passaram, conhecendo mais sobre essas tecnologias, eu me perguntei qual seria nosso papel de docente mediante a esse avanço e mais. Cheguei a pensar se seríamos extintos, similar a um operário que apertava parafuso foi no século XVIII quando a revolução industrial deu a cara na Inglaterra. Mas observando os alunos nas escolas e fora delas e com base em algumas literaturas, a resposta é simples. O professor nunca será extinto. 

 

        Mas o papel dele em sala de aula, como acontece de tempos em tempos mudará. Como era na educação tradicional, onde o papel do professor era de detentor do saber e depois passou a ser de mediador em algumas tendências progressista. O papel do professor será de curador de informações, uma vez que a tecnologia já faz muito bem o papel de mediar aluno e informação. Mas será que todos tem o discernimento de criticar, refletir e julgar o que é útil ou nao ? Então fica aqui o papel do professor, na minha visão, nesses anos que estão vindo.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil