O essencial da Guerra do Paraguai
Por: Rafael F.
23 de Setembro de 2016

O essencial da Guerra do Paraguai

História Império Política América História do Brasil História Geral

As Independências na América Latina tiveram como um fator importante as necessidades dos comerciantes  americanos em enriquecimento pessoal, pois Espanha e Portugal proibiam suas colônias de mercadejarem  com outros países. Foi assim com Buenos Aires, que em maio de 1810 iniciou a sua revolução política. Havia a proibição, que apenas atrapalhava as exportações de couros e Ponchos de lã para os ingleses. Para a atual Argentina obter a sua independência perante a metrópole espanhola, houve agitação política com participação geral daquela sociedade em meio a condução política dos criollos, que estavam divididos entre a liberdade comercial e o monopólio colonial. Neste período da História da formação da República argentina, aconteceu a perda da região que hoje é o Uruguai, e a dependência econômica em relação a Inglaterra. Nomes de pessoas, pormenores de batalhas, dias ou meses, são descartáveis para entender a novidade que foi a Argentina, este novo país na América Latina.

Foi diferente no Paraguai. A construção do seu Estado Nacional teve outra fisionomia, sem dependência da potência econômica  européia da vez e com leis que motivavam a sua autonomia. Estrangeiros não podiam comprar terras paraguaias, O latifúndio foi abolido. Houve uma preocupação com a educação escolar. O Paraguai era o país da América Latina com a melhor educação. A relação com os ingleses era realizada com o controle dos sucessivos governos desta república camponesa. Havia um consenso no Paraguai, enquanto o Uruguai estava dividido entre blancos e colorados, a Argentina entre unitários e federalistas, o Brasil entre liberais e conservadores. Claro que hoje quem procura a democracia representativa como a nossa, naquele lugar e tempo pretérito, o país platino era de um absolutismo francês! Como se um indivíduo fosse mais relevante que o processo na História!

Entre 1864 e 1870, a chamada América Platina, foi palco da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, ou de Guerra Grande. Tríplice Aliança foi um tratado acordado entre Uruguai, Argentina e Brasil, em 1865. Neste momento os militares brasileiros eram uma força democrática, pois ao voltarem para seu país, contribuíram para o fim da abolição do trabalho escravizado. O exército brasileiro que quase dizimou a população masculina do Paraguai, também interferiu na política econômica do pós guerra, impondo a dependência. Na América Latina, o império do Brasil liderou, através da Guerra do Paraguai, a expansão européia  ao mesmo tempo econômica, política e cultural

 

Publicado originalmente em http://coluna-do-rafael-freitas.blogspot.com.br/search/label/12%20-%20O%20essencial%20da%20Guerra%20do%20Paraguai.

R$ 60 / h
Rafael F.
Alvorada / RS
Rafael F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
História Geral História do Brasil
Graduação: História com licenciatura plena (FAPA - Faculdade Porto Alegrense)
Faça aula de História
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil