Como se preparar em Biologia para o ENEM 2015
Por: Vitor T.
30 de Abril de 2015

Como se preparar em Biologia para o ENEM 2015

Biologia Genética Ecologia Fisiologia Humana Fisiologia Evolução Saúde corpo humano Parasitologia Ambiental Tudo DNA ENEM Ensino Médio Humana Universidade Problemas Exercícios Provas Revisão

Uma análise sobre o que cai no ENEM

Saber o que se costuma perguntar em uma prova é uma mão na roda na hora de estudar. Cada prova tem um estilo e, geralmente, existem questões e temas que sempre estão presentes. Ontem abriram as inscrições para a maior esperança de milhões de estudantes para estudar em uma Universidade de qualidade, o ENEM. Por isso preparamos esta análise sobre o que mais cai no ENEM, desde que ele começou a ser realizado, em 1998.

A prova do ENEM sofreu grandes mudanças ao longo destes anos. A primeira versão do ENEM continha apenas 63 questões e uma redação e não era utilizada para o ingresso nas Universidades. Foi em 2009 que o ENEM ganhou a cara que ele tem atualmente.

Nestes 15 anos da realização do Exame Nacional do Ensino Médio foram ao todo 196 questões relacionadas com Biologia. Devemos lembrar que o ENEM busca uma visão interdisciplinar e Biologia está dentro da grande área das Ciências Naturais, junto com Química e Física, portanto, sempre leve em consideração estas outras duas disciplinas para estudar para o ENEM.

Você já deve estar ansioso, então vamos pra o "top five" dos temas que mais caem no ENEM em Biologia:

1) Ecologia (42%)

2) Genética (11%)

3) Evolução e Origem da Vida (11%)

4) Fisiologia (10%)

5) Parasitologia (8%)

 

 

Ecologia é o carro chefe nas provas do ENEM. É o tema que mais relaciona conteúdos dentro da Biologia. Porém, o enfoque da prova não está tão relacionado com a relação entre os seres vivos na prova Nacional. A maioria das questões de Ecologia no ENEM são sobre preservação ambiental e poluição. O redatores do ENEM adoram explorar temas da atualidade. Uma dica valiosa é ficar ligado nas notícias sobre problemas ambientais. Fique atualizado lendo jornais, sites e revistas para complementar os estudos em Ecologia.

Outro tema que tem tudo a ver com atualidades é a Genética. Por isso a segunda posição é dela. DNA, Projeto Genoma, transgenia, mutações... Fique ligado em tudo isso! Ter na ponta da língua as características, funções e processos desencadeados sobre a molécula da vida é muito importante. Afinal, é a partir do DNA que toda a vida acontece.

Assim como o DNA, outro tema que é base para tudo na Biologia é a Evolução. E ela está em terceiro lugar no ranking dos temas mais recorrentes no ENEM. Saber sobre Evolução, assim como DNA, é essencial para entender a Biologia em um sentido amplo e esta é a característica da prova do ENEM.

Fechando o "top cinco" está a Fisiologia e Parasitologia. Não se concentre em ciclos ou na decoreba. O ENEM pede o relacionamento dos temas com a realidade que cada estudante vive. Aqui, o essencial é saber sobre os aspectos do corpo humano com a saúde, alimentação, doenças, etc. A prova explora um lado mais abrangente da Fisiologia Humana e das doenças causadas por parasitas.

Agora que você já sabe tudo sobre o que rola no ENEM, chegou a hora de estudar. Programe-se para detonar nestes pontos mais cobrados na prova. Faça muitos exercícios, leia bastante e, lógico, venha estudar com quem mais entende de Biologia! Agora é hora da Super Revisão ENEM, a nova turma de estudos do Biologia Total, inscreva-se agora mesmo e não perca a oportunidade!

R$ 80 / h
Vitor T.
Nova Friburgo / RJ
Vitor T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para ENEM Biologia para Vestibular
Graduação: Biologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Professor de Biologia e concurseiro em várias áreas, atendendo região Metropolitana RJ
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil