Sistema Elétrico Brasileiro

Engenharia
Sistema Elétrico Brasileiro
Thiago R.
em 06 de Julho de 2019

O sistema energético brasileiro se divide em geração, transmissão, distribuição e consumo. A tarifa de energia deve sustentar economicamente estes subsistemas. Onde cada sistema tem um nível de tensão diferente, um exemplo pode ser visto na figura um exemplo de sistema elétrico.

Exemplo de sistema elétrico

No Brasil cerca de 74,7% da geração de energia elétrica é feita por hidroelétricas. Para que haja aproveitamento da energia hidroelétrica é necessária água em abundância e quedas d’água Estes eventos se tornam dependentes de efeitos naturais como relevo, quedas d’água nas bacias hidrográficas e chuvas regulares.

 

Devido aos efeitos climáticos o preço da tarifa elétrica varia, alterando também o sistema gerador, mudando os gastos e exigindo a interligação do sistema gerador. As usinas geradoras de energia se localizam geralmente em locais afastados de onde a energia é consumida e essa interligação entre geração e o consumo são feitos por linhas de transmissão.

 

As linhas de transmissão e distribuição são responsáveis por transportar a energia elétrica dos sistemas de geração até os centros consumidores e usuário final como residências, empresas e indústrias.

 

O Brasil tem 5.570 municípios distribuídos em 8.515.767,049 km² dados de primeiro de julho de 2013. Devido à grande extensão do território e para tornar a transmissão viável é utilizada a elevação de tensão para níveis de tensão de geralmente 13,8kV para 69kV até 750kV necessitando de subestações para atingir tais níveis de tensão, como pode ser visto o sistema de transmissão brasileiro no mapa da ONS na figura.

Sistema de transmissão brasileira - ONS


Dentro das cidades, bairros e indústrias utilizam-se a distribuição para transportar a energia elétrica, utiliza nível de tenção de 13,8kV até 34,5kV. A maior parte das cidades brasileiras tem a tensão de distribuição de 13,8kV, este valor pode ser conferido na concessionaria.

O último passo antes de chegar no consumidor residencial é abaixar o nível de tensão para 220/380V ou 127/220V, este é o caso das cidades do sudeste brasileiro.

Sabendo de todo esse processo que a energia passa até chegar ao consumidor, pode-se entender porque o preço tem variações, por exemplo as bandeiras tarifarias. Assim pode-se saber o que está sendo cobrado dos usuários e tudo que influencia no preço da conta de energia elétrica.

Juiz de Fora / MG
MBA: Gestão Empresarial (FUND EDUC MACHADO SOBRINHO)
Técnico em Engenharia Matlab para Engenharia Engenharia - Projetos de Instalações Elétricas Industrial Instalações Elétricas BT Eletromagnetismo Circuitos Polifásicos Engenharia - Projetos de Instalações Elétricas Residencial
Professor de Engenharia, Matemática e Cálculo com 7 anos de experiência no ensino Superior. Venha aprender de verdade!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Thiago R. Whatsapp do professor Thiago R. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil